A ESCUTA ÀS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: conhecendo Juiz de Fora através de Jubiscreuda e Tobias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/fanxek87

Resumo

O trabalho apresenta uma vivência com crianças de 5 anos de uma turma de 2º período da Escola Municipal Professora Maria Júlia dos Santos do município de Juiz de Fora (MG). A experiência ocorreu no segundo semestre de 2024, emergindo da visita de um bicho folha (Jubiscreuda) à escola entrelaçado ao eixo vivenciado no trimestre “A criança e a natureza”. Nossa personagem conhece Tobias, uma capivara que passeia pelos pontos turísticos de Juiz de Fora e apresenta às crianças o Museu, o Morro do Cristo, o Jardim Botânico e diferentes locais que cultivam a natureza de nossa cidade. Um currículo vivo entrecruzado à curiosidade e interesse das crianças fizeram com que várias ações fossem propostas ampliando as vivências das crianças através de estratégias que envolveram os processos de leitura e escrita na educação infantil, a participação das famílias, questões envolvendo as emoções e as habilidades na resolução de problemas do cotidiano. O currículo da escola se fundamenta na perspectiva histórico-cultural, tendo como principal estudioso Vigotski. A organização do trabalho se deu a partir da metodologia de escuta às crianças, acreditando que elas são sujeitos ativos participativos e construtores da sua história. O resultado apontou a participação ativa das crianças na construção de conhecimentos, através de atividades significativas sendo elas as protagonistas do conhecimento construído. Nesse processo é de fundamental importância a função do docente na educação infantil como aquele profissional que deve ter uma escuta sensível capaz de possibilitar vivências que impulsionem o desenvolvimento das crianças.

Biografia do Autor

  • Bianca Recker Lauro, UFJF/ PJF

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Atualmente cursa Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora . É servidora efetiva na Prefeitura de Juiz de Fora atuando como coordenadora pedagógica e professora de educação infantil. 

  • MARIA CRISTINA FONTES DO AMARAL, PJF

    Mestre em Educação pelo Programa de pós graduação em educação da UFJF. Professora e coordenadora na rede pública municipal de Juiz de Fora. Atualmente diretora da EM Maria Julia dos Santos. É graduada em Pedagogia com especialização em Educação Infantil e Práticas de Letramento e Alfabetização. 

  • CARMEN HELENA KNOP DE REZENDE E SILVA, PJF

    Pedagoga pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora com especialização em "Alfabetização e Letramento" e Professora na rede pública municipal de Juiz de Fora. 

Downloads

Publicado

30-12-2025

Como Citar

A ESCUTA ÀS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: conhecendo Juiz de Fora através de Jubiscreuda e Tobias. (2025). Cadernos Para O Professor, 2(50), 312-327. https://doi.org/10.62556/fanxek87