COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA(CNCA): o Sistema de Avaliação e  seus desdobramentos na Rede Municipal de Juiz de Fora/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/73nr9t76

Resumo

O artigo apresenta o recorte de uma pesquisa que busca compreender o desempenho em Matemática, dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental no período pós-pandêmico, segundo os diversos componentes da matriz de referência das avaliações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Instituído pelo governo federal brasileiro, através do Decreto nº 11.556/2023. O Compromisso estabelece-se como uma política pública de caráter nacional, resultante de articulação entre União, estados e municípios, tendo como meta assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao término do 2º ano do ensino fundamental e promover a recomposição das aprendizagens para os estudantes do 3º ao 5º anos, impactados pela pandemia. A investigação objetivou entender de que forma o sistema de avaliação proposto pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) foi estruturado pela rede municipal de Juiz de Fora/MG, no ano de 2024. Para coleta de dados optou-se pela análise da política e de documentos do município, além da consulta aos resultados das avaliações de Matemática do CNCA, referentes ao 5º ano do Ensino Fundamental, observando como se comportou o desempenho dos estudantes. O estudo está fundamentado nas concepções de Perrenoud (1999), Luckesi(2006, 2011) e de Hoffmann (2005, 2014) sobre avaliação educacional. Os resultados encontrados reforçam a importância do uso estratégico dos resultados das avaliações do CNCA, para orientar ações pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir da análise dos dados e das ações de acompanhamento, evidencia-se o potencial dessas avaliações para subsidiar a formulação de políticas que visam a melhoria da qualidade e a equidade na educação, consolidando-se como instrumentos essenciais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas fundamentadas em evidências e na observação contínua do progresso dos estudantes.

Biografia do Autor

  • CRISTIANY BOTEZINE VIANELO SAÇÇO, Secretaria de Educação/PJF

    Técnica do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF) da Secretaria de Educação de Juiz de Fora/MG. Professora de Matemática da rede municipal. Licenciada em Ciências Exatas e Pedagogia. Mestre em Educação e Especialização em formação de professores pela Faculdade Europea Del Atlântico/ Espanha. e Técnica do Atua na formação continuada de professores, ensino e aprendizagem de matemática e avaliação educacional.

  • Naira da Costa Muylaert Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC_Rio)

    Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. É Jovem Cientista do Nosso Estado pela Faperj e vice-líder do LAEd/PUC-Rio. É mestre e doutora em Educação pela PUC-Rio, tendo realizado estágio sanduíche na L'Universté de Génève. Tem graduação em Pedagogia pela Unirio.  É membro da Reippe, da ANPEd e da Anpae e realiza pesquisa na área educacional sobre os seguintes temas: políticas públicas em educação, desigualdades educacionais, metodologias quantitativas de pesquisa.

Downloads

Publicado

30-12-2025

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA - AVALIAÇÂO: entre o fazer pedagógico e os indicadores educacionais

Como Citar

COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA(CNCA): o Sistema de Avaliação e  seus desdobramentos na Rede Municipal de Juiz de Fora/MG. (2025). Cadernos Para O Professor, 2(50), 27-46. https://doi.org/10.62556/73nr9t76