METODOLOGIAS INTERATIVAS: TRANSFORMANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/hahjqn19

Palavras-chave:

Formação de professores, PIBID, Matemática

Resumo

Este texto relata as contribuições do Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação àDocência (PIBID) na formação dos futuros educadores, especificamente aqueles queparticiparam do subprojeto de Matemática no contexto do ensino fundamental. O textoapresenta reflexões aprofundadas sobre a atuação dos bolsistas e a supervisão do Programa,destacando as diversas ações interativas realizadas ao longo do projeto. As atividades foramdesenvolvidas na Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes, situada em Juiz deFora, Minas Gerais, instituição que é conveniada ao Programa. Através de diversos projetos de intervenção, foram abordadas várias temáticas de valores, com o objetivo de promoverações integradoras no ambiente educativo e, assim, contribuir para o bem-estar cognitivo e social dos alunos. Ressalta-se, ainda, a imensa importância da participação no Programa, que tem sido fundamental para auxiliar os bolsistas a refletirem sobre a prática docente e a contribuir para um ensino de qualidade. Dessa forma, o Programa tem se mostrado essencial no fortalecimento da formação dos futuros professores, preparando-os para enfrentar os desafios da profissão com uma visão crítica e reflexiva.

Biografia do Autor

  • Raquel Carvalho Gravina de Almeida, Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes

    Supervisora do PIBID Matemática na Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes

Downloads

Publicado

04-07-2024

Edição

Seção

Relatos de experiência PIBID

Como Citar

METODOLOGIAS INTERATIVAS: TRANSFORMANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PIBID. (2024). Cadernos Para O Professor, 1(47), 6. https://doi.org/10.62556/hahjqn19