ISSN 2965-7849 On-line
ISSN 1678-5304 Impresso (até 2023)
v. 1 n. 49 (2025): Cadernos para o Professor

Caro(a) leitor(a),
É com imensa alegria e gratidão que apresentamos a primeira edição de 2025, de número 49, da revista Cadernos para o Professor. Temos a honra de acompanhar de perto cada publicação que chega às mãos do nosso leitor e esta chega cheia de significados, reflexões e práticas potentes para enriquecer o cotidiano escolar.
Este número reúne uma diversidade de temas fundamentais para o fazer docente, especialmente em tempos de desafios e reinvenções no campo da educação. Abrimos espaço para pensar a alfabetização com um olhar sensível e contextualizado, entendendo que aprender a ler o mundo precede — e caminha junto com — aprender a ler palavras.
A presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de aprendizagem é abordada de maneira crítica e inspiradora. Em tempos em que o digital se torna cada vez mais presente, refletir sobre seu uso pedagógico é uma urgência.
Também trazemos reflexões, por meio de relatos, sobre a enturmação e os seus impactos no desenvolvimento dos estudantes e, para aprofundarmos o olhar sobre gênero e esporte, numa perspectiva inclusiva, que valoriza o respeito às diferenças e o direito à participação de todas e todos.
Apresentamos um artigo que nos convida a explorar o papel da matemática como linguagem do mundo, pensar sobre a matemática em sala de aula, junto à BNCC, permitindo a produção de verbos que visem deslocá-la para além de seus aspectos universal e universalizante. Destacamos ainda textos que abordam as experiências com o uso de jogos como recursos didáticos, capazes de tornar a aprendizagem mais lúdica, envolvente e significativa; a importância da música na formação integral do sujeito e as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), reafirmando seu valor e dignidade
Cada página desta revista é construída com dedicação e compromisso com a qualidade da educação pública. Nosso desejo é que você, professor(a), encontre aqui inspiração, acolhimento e caminhos para fortalecer sua prática pedagógica.
Boa leitura, boas reflexões e que este caderno possa ser um companheiro no seu cotidiano de ensinar e aprender.
Com carinho e respeito,
Equipe Editorial