Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Declaro que li e tenho conhecimento das normas de submissão e publicação e que o não atendimento a qualquer item das normas acarretará na interrupção imediata do processo de avaliação e respectiva rejeição da submissão.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Casos de ampliação de artigos já publicados em anais de eventos devem ser justificados. Verificar como colocar espaço para comentários ao editor quando da submissão.
Os arquivos para submissão deverão estar em formato .docx ou .doc, seguindo as orientações do template próprio da revista.
URLs para as referências deverão ser informadas quando necessário.
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Submissões.
A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção "Propriedades" do Editor de Texto, garantindo o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a avaliação às cegas por pares.
Os dados de todos autores e autoras (nome completo, e-mail de contato e telefone/WhatsApp, ORCID, filiação institucional e resumo da biografia) foram devidamente preenchidos no cadastro da submissão.

Passos da tramitação

  1. Manuscrito é elaborado no template da revista (sem identificação): https://cadernosparaoprofessor.pjf.mg.gov.br/index.php/cadernos-para-o-professsor/templates
  2. Manuscrito é depositado no repositório de preprints: https://preprints.scielo.org.
  3. Manuscrito é submetido ao sistema de submissão da revista: https://cadernosparaoprofessor.pjf.mg.gov.br.
  4. Manuscrito é avaliado quanto aos critérios editoriais.
  5. Se aprovado na avaliação técnica inicial, segue para avaliação simples-cega de pares.
  6. Após a avaliação por pares, poderá receber os seguintes pareceres: pela publicação sem alterações; pela publicação, desde que siga as alterações sugeridas; ou pela devolução (não publicação).

Escopo e política

A revista Cadernos para o Professor é um periódico eletrônico de acesso aberto, publicação contínua, que tem como objetivo divulgar a produção científica inédita e relevante desenvolvida na área da Educação Básica. Cadernos para o Professor possui compromisso com a observância das boas práticas de ética na gestão dos manuscritos, no que compreende editores, autores e pareceristas.

Aceita, para publicação, artigos e relatos de experiência de professores da rede municipal, de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de educação, resultantes de pesquisas, ensaios teóricos e discussões atuais inéditas. Excepcionalmente, poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente que sejam relevantes e que tenham circulação restrita no Brasil. Aceita, também, entrevistas inéditas que apresentem contribuições significativas para o campo educacional.

A publicação de artigos, relatos de experiências e entrevistas está condicionada a avaliação técnica inicial e de pareceristas ad hoc.

Diretrizes para autores:

  1. Serão aceitos, para análise com vistas à publicação, trabalhos de docentes, discentes de pós-graduação, pesquisadores de instituições de ensino superior, bem como de outros espaços educativos.
  2. O assunto abordado deve relacionar-se com as áreas de Educação, observando-se a sua contribuição à educação e à linha editorial da revista.
  3. As produções devem ser originais, observando-se o tratamento dado ao tema, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Junto com o manuscrito (versão com e sem identificação), cada autor deverá encaminhar a autorização para publicação do trabalho, se aprovado pelo Comitê Científico e pelo Conselho Editorial, bem como a devida autorização de publicação e a declaração de originalidade. O modelo encontra-se em Submissões > Autorização para publicação de trabalhos.
    ATENÇÃO: quando houver mais de um autor, deverão ser encaminhadas autorizações de cada um deles.
    ATENÇÃO: para a inserção de todos os arquivos
  4.  O texto enviado à revista pode ter, no máximo, quatro autores e deve ser encaminhado mantendo o anonimato, constando a autoria apenas no cadastro de encaminhamento.
  5.  Projetos financiados devem constar em nota de rodapé com o título e a(s) instituição(s) financiadora(s).
  6. As citações e referências devem obedecer às normas da ABNT.
  7. Aceita para publicação artigos científicos relacionados à educação e ensino, resultantes de pesquisas empíricas, revisões sistematizadas de literatura e ensaios, que apresentem contribuições originais e significativas para os diversos campos dos estudos educacionais.
  8. Aceita para publicação relatos de experiência, pois reconhece a experiência como princípio para a aprendizagem. Sendo assim, o relato de experiência apresentará a análise crítica de práticas e/ou intervenções científicas e/ou profissionais. Neste sentido, a escrita deve ser realizada dentro de uma perspectiva acadêmica.
  9. Aceita para publicação entrevistas inéditas que apresentem contribuições relevantes para o campo educacional.
  10. Arquivos das ilustrações (caso houver, em arquivo jpeg, resolução de 300 dpi com as fontes referenciadas).
  11. Estrutura dos trabalhos 
    Artigos (10 a 15 páginas) - estudos bibliográficos e/ou resultados de pesquisas, abordando temáticas novas ou já estabelecidas no campo educacional, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise.
    Devem apresentar os seguintes títulos nas seções abaixo:
    1. Título (máximo 135 caracteres).
    2. Resumo: em português e em língua estrangeira (inglês ou espanhol). Deve conter: objetivo geral do artigo; marco teórico que sustentou o estudo (principais conceitos, fundamentos); descrição da metodologia; principais resultados.
    3. Palavras-chave (mínimo de três e máximo de quatro; colocadas na linha imediatamente abaixo do resumo; separadas por ponto; inicial maiúscula).
    4. Introdução (contextualização, objetivos e relevância).
    5. Metodologia do trabalho (indicar métodos e técnicas adotados para a realização da pesquisa, de acordo com as especificidades da área em estudo).
    6. Fundamentação teórica (destacar as principais concepções e o embasamento teórico que respalda o artigo).
    7. Análise e discussão dos dados obtidos.
    8. Considerações finais.
    Relatos de Experiência (5 a 7 páginas) - devem descrever e/ou dissertar sobre ações educativas de âmbito escolar.
    Devem apresentar as seguintes seções:
    1. Título (máximo 135 caracteres).
    2. Apresentação (descrever a relevância e os objetivos do trabalho realizado).
    3. Caracterização da escola e da turma (não é obrigatório identificar a escola, porém é importante a contextualização da unidade escolar: número de estudantes e turmas, perfil dos estudantes e da turma, faixa etária.
    4. Fundamentação teórica (destacar as principais concepções e o embasamento teórico que respalda o trabalho desenvolvido).
    5. Descrição da experiência (descrever as etapas de execução e as ações realizadas).
    6. Avaliação dos resultados (descrever, brevemente, o impacto que a proposta teve sobre a aprendizagem dos estudantes).
    7. Considerações finais (considerações pessoais sobre a realização da proposta: contribuição para a formação pessoal e profissional; significado da experiência para os estudantes e para o professor; novos conhecimentos e aprendizagens construídos para o fazer pedagógico etc).
  12. O autor declara que, na qualidade de autor do manuscrito, participou da construção e formação do trabalho, e assume a responsabilidade pública e ética pelo seu conteúdo.
  13.  Os autores serão informados, via correio eletrônico, cadastrado no portal, da aceitação ou não do trabalho para publicação.
  14. Cada trabalho encaminhado (manuscrito de artigo científico, entrevista e relato de experiência) será objeto de avaliação em três etapas, sendo a primeira etapa preliminar (desk review), realizada pela Equipe Editorial (conforme descrito em Metodologia da avaliação) e a segunda etapa, por pareceristas Ad hoc (avaliação duplo-cega, double blind review), e parecer final, quando necessário, quanto à relevância da produção, à fundamentação teórica e à metodologia (Conselho Editorial).
  15. Somente serão aceitos os manuscritos que foram devidamente submetidos no template da revista.
  16. As tabelas, quadros e gráficos, enumerados sequencialmente, deverão ser feitos, por meio de recursos do editor de texto, de acordo com as normas em vigor.
  17. Será garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de análise dos trabalhos apresentados.
  18. Todos os manuscritos enviados para a revista Cadernos para o Professor serão submetidos à apreciação da Equipe Editorial, que analisa sua adequação às Normas e à Política Editorial da Revista e decide por seu envio aos pareceristas ou sua recusa prévia (desk review).
  19. Cabe ao Conselho Editorial  e à coordenação da Revista decidir pela oportunidade e publicação dos trabalhos aprovados.
  20. Os textos devem ser submetidos a uma revisão cuidadosa de linguagem (em seus respectivos idiomas) antes de serem encaminhados para a revista, sendo da responsabilidade de seus autores todas as questões ortográficas e gramaticais contidas no texto.
  21. Só serão encaminhados aos pareceristas os trabalhos que atenderem às normas de formatação e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O trabalho que estiver fora das normas será rejeitado.
  22. É obrigatória a apresentação da declaração de originalidade do manuscrito, por todos os autores, bem como as respectivas autorizações de publicação, na etapa inicial de submissão dos manuscritos (com e sem identificação).
  23. Indicação, no ato do preenchimento dos metadados de autor, do identificador digital ORCID.

Formatação geral para todos os trabalhos:

  • Os trabalhos devem ser digitados no editor de texto Word for Windows.
  • Folha no formato A4.
  • Margens: superior e esquerda – 3 cm; inferior e direita – 2 cm.
  • Fonte: Arial, tamanho 12 – exceto citações de mais de três linhas, legendas de ilustrações, tabelas (tamanho 11) e notas de rodapé (tamanho 10).
  • Espaço entrelinhas: 1,5 cm – exceto citações de mais de três linhas, notas de rodapé, legendas de ilustrações, tabelas e resumo (entrelinhas simples).
  • Alinhamento: justificado.
  • Título: alinhamento justificado, em maiúsculas e em negrito, separado do texto por dois espaços em branco.
  • Referências: ao final do texto, de acordo com as normas da ABNT em vigor.
  • A revisão dos textos, quanto às questões gramaticais e ortográficas, é de total responsabilidade do(s) autor(es).

O não cumprimento desta exigência implicará a devolução do texto ao seu autor, a fim de que sejam feitas as correções necessárias.

Exemplos de citação:

  • O autor deve seguir as orientações da NBR 10520:2023.
  • Citações Diretas
    • Citações até três linhas:  no corpo do texto - assinaladas por aspas duplas - seguidas da identificação (autor, data, número da página).
      • Exemplo 1
             Não obstante, deve-se atentar para a”[...] compatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade.” (Brasil, 2013, p.22).
      • Exemplo 2
             Segundo Teixeira (1998, pág.35) “A ideia de que a mente funciona como um computador digital e que este último pode servir de modelo ou metáfora para conceber a mente humana iniciou a partir da década de 40”.
    • Citação com mais de 3 linhas
      • Espaçamento de 1,5 do corpo do texto
      • Espaçamento: simples - Justificadas
      • Recuo de 4 cm a partir da margem esquerda
      • Seguidas de identificação (autor, data, número da página) entre parênteses
      • Ponto Final após o parêntese
      • Exemplo 1- Referenciando e citando

        Segundo Barbosa (2010, p.12),

        [...] é importante enfatizar que os museus e centros culturais são uma contribuição insubstituível para amenizar a ideia de inacessibilidade do trabalho artístico e o sentimento de ignorância do visitante. Aqueles que não têm educação escolar têm medo de entrar no museu. Eles não se sentem suficientes conhecedores para penetrar nos "templos da cultura". É hora dos museus abandonarem seu comportamento sacralizado e assumirem sua parceria com escolas, porque somente as escolas podem dar aos alunos de classe pobre a ocasião e auto-segurança para entrar em um museu. Os museus são lugares para a educação concreta sobre a herança cultural que deveria pertencer a todos, não somente a uma classe econômica e social privilegiada.

      • Exemplo 2 - Citando e referenciando
      • O fundamental é que
        • [...] os gestores saibam da importância das estratégias de marketing digital para as empresas. Vale ressaltar, que fortalecer a presença digital não é somente uma questão de vantagem competitiva, e sim de sobrevivência em um mercado tão disputado. Portanto, as organizações precisam se adequar a essa nova realidade o quanto antes.(Souza, 2017, p.34).
      • Citações Indiretas
      • Autor citado no corpo do texto - somente a primeira letra do nome do autor em letra maiúscula e, entre parênteses, o ano em que foi publicado o trabalho.
        Exemplo:
        • Vigotski (1995) postula que o desenvolvimento infantil constitui uma unidade dialética entre duas linhas genéticas - o desenvolvimento biológico e o cultural.
      • Figuras, tabelas, fotografias e gráficos: deverão estar inseridos no corpo do texto, apresentar referência de autoria/fonte, ter legenda (Fonte: Arial 10; negrito; centralizada) e numeração.
        As figuras, tabelas, fotografias e gráficos inseridos nos trabalhos deverão ser encaminhados, também, separadamente, em arquivo JPEG (resolução de 300 dpi).
        Exemplo:

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.