Sobre a Revista

A Revista Cadernos para o Professor é uma publicação oficial da Secretaria de Educação, da Rede Municipal de Juiz de Fora. Está destinada à divulgação de estudos e de produção científica e pedagógica de interesse amplo e relacionado à Educação Básica, a fim de promover e ampliar o diálogo com a comunidade científica e com a sociedade.

A periodicidade da revista Cadernos para o Professor é semestral e o fluxo para o envio de texto é contínuo, no entanto, para o caso de revistas temáticas o prazo para o envio das produções deverá ser verificado na chamada para publicação.

Notícias

Edição Atual

v. 1 n. 47 (2024): Cadernos para o Professor
					Visualizar v. 1 n. 47 (2024): Cadernos para o Professor

Nesta edição da Revista Cadernos para o Professor apresentamos um entrelaçamento das produções construídas por docentes em seus estudos acadêmicos, bem como na prática pedagógica no cotidiano da escola, e por discentes, em experiências na formação inicial, desenvolvidas através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que retornam suas contribuições para a Educação, em forma de publicações de artigos e relatos.

Publicado: 04-07-2024

Artigos

  • JUDÔ EDUCATIVO E VITALIZAÇÃO SEMÂNTICA: experiências de seminário lúdico e luta historiada

    SÉRGIO OLIVEIRA DOS SANTOS, HELDER MEDINA (Autor)
    14
    DOI: https://doi.org/10.62556/wdcd6m72
  • A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma abordagem no gênero textual relato histórico

    Michelle Lynn Marques Miguel (Autor)
    16
    DOI: https://doi.org/10.62556/0bxqcc44
  • INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: diversidade de raça e gênero

    CLAUDILENA DA SILVA DO PATROCÍNIO, ANDERSON FERRARI (Autor)
    16
    DOI: https://doi.org/10.62556/rgs6mr86

Relatos de experiência

  • O EMPREGO DA INTERNET NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA MUNICIPAL

    SAMUEL NAZARETH SOUZA (Autor)
    9
    DOI: https://doi.org/10.62556/pgfgkh68
  • O USO DOS RECURSOS MIDIÁTICOS, HISTÓRIA EM QUADRINHOS E QUIZ, NO ENSINO DE LITERATURA INGLESA PARA TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

    Mylena de Castro Sant'Anna (Autor)
    9
    DOI: https://doi.org/10.62556/6qczq704
  • PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma experiência com o tema transversal meio ambiente

    BARBARA ALINE REIS MANOEL, REJAINE CÉLIA DOS SANTOS (Autor)
    9
    DOI: https://doi.org/10.62556/80wdc825

Relatos de experiência PIBID

  • FORMAÇÃO E DOCÊNCIA: articulação entre educação básica e universidade

    MYLENE CRISTINA SANTIAGO, PATRÍCIA ASSIS DA SILVA RIBEIRO, ANDREIA REZENDE GARCIA-REIS, ANDRÉIA FRANCISCO AFONSO (Autor)
    9
    DOI: https://doi.org/10.62556/nza2jt16
  • O TRABALHO COM PALAVRAS GERADORAS E LITERATURA PARA FORMAÇÃO/ALFABETIZAÇÃO NA EJA: uma experiência de parceria entre universidade e escola

    Polyana Gomes de Matos (Autor)
    8
    DOI: https://doi.org/10.62556/sn5bwk75
  • JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:contribuições do PIBID Pedagogia/UFJF

    GERUZA CRISTINA MEIRELLES VOLPE, JULIANO GUERRA ROCHA, ADRIANA APARECIDA DA SILVA (Autor)
    8
    DOI: https://doi.org/10.62556/32qr0g05
  • INCLUSÃO E VIVÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma leitura entre a EJA e a UFJF nas mãos do PIBID

    ELIANE RABELLO CORREA DIONISIO, ANA LUISA DE ABREU MEDEIROS COMPASSO, CECÍLIA LORENZI ALMEIDA, MARINÊS RODRIGUES TOLEDO (Autor)
    8
    DOI: https://doi.org/10.62556/az76n191
  • JOGOS E BRINCADEIRAS COMO INSTRUMENTOS DE APOIO PARA ALFABETIZAÇÃO

    Sandra Lia de Oliveira Neves, Francisca das Chagas Viana Vale dos Santos (Autor)
    9
    DOI: https://doi.org/10.62556/3ysdjw15
  • O ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE O DIREITO À TERRA: uma experiência de ensino de língua com o PIBID no chão da escola

    ANA GABRIELA COSTA LARA MEDEIROS (Autor)
    8
    DOI: https://doi.org/10.62556/h375a888
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESENHA CRÍTICA: valorização da pessoa idosa

    ROBERTA GRAZIELLA TAVELA (Autor)
    8
    DOI: https://doi.org/10.62556/0ebh4a85
  • APLICAÇÃO DE QUIZ EM ETAPAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA

    GABRIELA DE ASSIS SANTOS, Gustavo Soares Marques, WANESSA DE OLIVEIRA CARRARA, ANDRÉIA FRANCISCO AFONSO (Autor)
    7
    DOI: https://doi.org/10.62556/b4kewh88
  • A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um relato do PIBID UFJF

    Patrícia Assis da Silva Ribeiro, Gilmar Vianella (Autor)
    7
    DOI: https://doi.org/10.62556/vwwn4e59
  • TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS E AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COM O USO DO APLICATIVO PLICKERS: inovações pedagógicas no contexto do PIBID - Física da UFJF.

    Rodolfo de Moura Marques, Dra. Adriana Aparecida da Silva (Autor)
    8
    DOI: https://doi.org/10.62556/rn11c932
  • AÇÕES PEDAGÓGICAS APLICADAS EM TURMAS DE 6º ANOS PELO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO PIBID

    MAURILIO VALENTIM (Autor)
    7
    DOI: https://doi.org/10.62556/c5rxpd56
  • PIBID DE MATEMÁTICA EM FLUXO DE VIVÊNCIAS ESCOLARES

    FLÁVIO de SOUZA COELHO (Autor)
    8
    DOI: https://doi.org/10.62556/xta5fw47
  • METODOLOGIAS INTERATIVAS: TRANSFORMANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PIBID

    Raquel Carvalho Gravina de Almeida (Autor)
    6
    DOI: https://doi.org/10.62556/hahjqn19
  • ALTERIDADES NA ESCOLA: um relato de experiência a partir do PIBID interdisciplinar de Sociologia e História

    William Assis da Silva (Autor)
    7
    DOI: https://doi.org/10.62556/54da4t34
  • INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA FILOSOFIA: um relato de experiência do PIBID de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2023-2024)

    Reuler Moreira Nascimento (Autor)
    7
    DOI: https://doi.org/10.62556/4dsw1c62
  • ATIVIDADES ESCOLARES EM CASA: UMA EXPERIÊNCIA DE PROTAGONISMO DO ESTUDANTE ALIADO À PARTICIPAÇÃO FAMILIAR.

    Márcia Fernandes Pinheiro Hara (Autor)
    8
    DOI: https://doi.org/10.62556/41de9e57
Ver Todas as Edições