Sobre a Revista

A Revista Cadernos para o Professor é uma publicação oficial da Secretaria de Educação, da Rede Municipal de Juiz de Fora. Está destinada à divulgação de estudos e de produção científica e pedagógica de interesse amplo e relacionado à Educação Básica, a fim de promover e ampliar o diálogo com a comunidade científica e com a sociedade.

A periodicidade da revista Cadernos para o Professor é semestral e o fluxo para o envio de texto é contínuo, no entanto, para o caso de revistas temáticas o prazo para o envio das produções deverá ser verificado na chamada para publicação.

Notícias

Edição Atual

v. 1 n. 49 (2025): Cadernos para o Professor
					Visualizar v. 1 n. 49 (2025): Cadernos para o Professor

Caro(a) leitor(a),

É com imensa alegria e gratidão que apresentamos a primeira edição de 2025, de número 49, da revista Cadernos para o Professor. Temos a honra de acompanhar de perto cada publicação que chega às mãos do nosso leitor e esta chega cheia de significados, reflexões e práticas potentes para enriquecer o cotidiano escolar. 

Este número reúne uma diversidade de temas fundamentais para o fazer docente, especialmente em tempos de desafios e reinvenções no campo da educação. Abrimos espaço para pensar a alfabetização com um olhar sensível e contextualizado, entendendo que aprender a ler o mundo precede — e caminha junto com — aprender a ler palavras.

A presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de aprendizagem é abordada de maneira crítica e inspiradora. Em tempos em que o digital se torna cada vez mais presente, refletir sobre seu uso pedagógico é uma urgência.

Também trazemos reflexões, por meio de relatos, sobre a enturmação e os seus impactos no desenvolvimento dos estudantes e, para aprofundarmos o olhar sobre gênero e esporte, numa perspectiva inclusiva, que valoriza o respeito às diferenças e o direito à participação de todas e todos.

Apresentamos um artigo que nos convida a explorar o papel da matemática como linguagem do mundo, pensar sobre a matemática em sala de aula, junto à BNCC, permitindo a produção de verbos que visem deslocá-la para além de seus aspectos universal e universalizante. Destacamos ainda textos que abordam as experiências com o uso de jogos como recursos didáticos, capazes de tornar a aprendizagem mais lúdica, envolvente e significativa; a importância da música na formação integral do sujeito e as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), reafirmando seu valor e dignidade

Cada página desta revista é construída com dedicação e compromisso com a qualidade da educação pública. Nosso desejo é que você, professor(a), encontre aqui inspiração, acolhimento e caminhos para fortalecer sua prática pedagógica.

Boa leitura, boas reflexões e que este caderno possa ser um companheiro no seu cotidiano de ensinar e aprender.

Com carinho e respeito,
Equipe Editorial

Publicado: 30-06-2025

Artigos

  • APRENDER FAZENDO COMO PRÁTICA COLABORATIVA COM A INSERÇÃO DE TDIC: proposta sob a perspectiva da Taxonomia de Bloom

    Vander Aparecido de Castro (Autor)
    96 - 111
    DOI: https://doi.org/10.62556/3nkaj520
  • Oficina de Música Popular na Educação Básica: um estudo de caso da pedagogia de projetos nas aulas de música

    Alexandre da Silva Cortez (Autor)
    112 - 123
    DOI: https://doi.org/10.62556/c2prt273
  • QUE MATEMÁTICA ACONTECE AO PRODUZIR VERBOS EM UMA FORMAÇÃO DOCENTE?

    Marta Elaine de Oliveira (Autor)
    124 - 138
    DOI: https://doi.org/10.62556/7ftv0x14
  • GÊNERO E ESPORTE EM CONTEXTOS RURAIS: reprodução de estereótipos e possibilidades de transformação na educação físicaescolar

    José Eduardo Moreira do Nascimento (Autor)
    139 - 149
    DOI: https://doi.org/10.62556/ah7k9c35
  • A MOTIVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: o papel do professor em ambientes de conhecimento apoiados por e-learning

    Me. Vander A. Castro, Waldyr Carvalho Sobreira Júnior, Tahieny Kelly de Carvalho (Autor)
    165 - 177
    DOI: https://doi.org/10.62556/jxq34638
  • “QUANDO VAI COMEÇAR A EJA?”: A Educação de Jovens e Adultos como direito e formação da classe trabalhadora

    Guilherme Goretti Rodrigues (Autor)
    178 - 193
    DOI: https://doi.org/10.62556/casdts58
  • A formação docente e a organização da rotina escolar para a inclusão de estudantes autistas

    Waldyr Carvalho Sobreira Junior, Prof. Vander Aparecido de Castro (Autor)
    209 - 221
    DOI: https://doi.org/10.62556/wyrqcj67
  • A EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA ORAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Adebiano Robert Rodrigues Pereira (Autor)
    222 - 237
    DOI: https://doi.org/10.62556/0wnf8w65
  • PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE TAREFAS SOBRE ORÇAMENTO FAMILIAR

    Raquel Carvalho Gravina de Almeida, Amarildo Melchiades da Silva (Autor)
    150 - 164
    DOI: https://doi.org/10.62556/29qt8s15

Relatos de experiência

  • PRÁTICAS DE MEMÓRIA COLETIVA E FORMAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE DO MUNDO: Ler Eduardo Galeano com uma educadora matemática na escola.

    Judith Rocío Ángel Veloza, Carolina Tamayo (Autor)
    288 - 305
    DOI: https://doi.org/10.62556/ertmp652
  • ENTURMAÇÃO: UM TRABALHO QUE DÁ CERTO!

    Maria Hilda Teixeira, Thaisy Carvalho de Oliveira (Autor)
    238 - 258
    DOI: https://doi.org/10.62556/1wp9wh83
  • A MÚSICA COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE NÃO ORALIZADO COM TEA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

    Sabrina Henrique Moreira Zancanelli, Chrystiane Pinheiro Barreiros (Autor)
    259 - 266
    DOI: https://doi.org/10.62556/h1mat250
  • LEITURA EM CENA: A experiência dos Anos Iniciais com “O caso da Jabuticaba”

    Rosiany Laiz de Oliveira Grosman Coelho (Autor)
    278 - 287
    DOI: https://doi.org/10.62556/tftc7k73
  • EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA PRÁTICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

    Kamilla Coelho (Autor)
    306 - 313
    DOI: https://doi.org/10.62556/q1n2jw89
  • PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A BIOGRAFIA DE VINICIUS DE MORAES

    Rejaine Célia dos Santos, Karolaine Tanine (Autor)
    314 - 321
    DOI: https://doi.org/10.62556/q0gbfq40

Seção temática : Alfabetização

  • JOGOS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: DA CONCEPÇÃO À PRODUÇÃO

    Amanda Glatzl Gerheim, Josiane Cássia Nogueira, Juliano Guerra Rocha (Autor)
    09-25
    DOI: https://doi.org/10.62556/3at2p359
  • DO DIAGNÓSTICO À INTERVENÇÃO: PRÁTICAS DE ESCRITA COM FOCO NAS REGULARIDADES ORTOGRÁFICAS DO “R”

    Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Luciane Vasconcelos Rodrigues (Autor)
    26 - 42
    DOI: https://doi.org/10.62556/80h0jj58
  • JOGOS INTERDISCIPLINARES PARA ALFABETIZAÇÃO: Conhecendo a Fauna do Jardim Botânico da UFJF

    Isabela Dias Mesquita (Autor)
    43 - 59
    DOI: https://doi.org/10.62556/z19dym71
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS

    Tatiane Reis de Oliveira Balbi (Autor)
    60 -66
    DOI: https://doi.org/10.62556/6e5fzt03
  • A EXPRESSÃO ARTÍSTICA COMO CAMINHO PARA ESCRITA COLETIVA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DO 2º ANO NA 1ª FLAB*

    Maria Diomara Da Silva (Autor)
    77 - 87
    DOI: https://doi.org/10.62556/9kxaew74
  • USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO

    Katia Eliza Oliveira Creston, Karla Aparecida Gabriel, Flaviane Felisberto dos Reis (Autor)
    88 - 95
    DOI: https://doi.org/10.62556/2facqj54
  • HISTÓRIAS QUE CRUZAM FRONTEIRAS E CONECTAM CORAÇÕES

    Miriã Teixeira Vieira (Autor)
    267 - 277
    DOI: https://doi.org/10.62556/3ykqeb58
  • O USO DE JOGOS COMO MATERIAL DIDÁTICO EXPLORANDO SEU POTENCIAL LÚDICO

    Marcelo Rodrigues dos Santos, Dr. Prof. Letícia Perani Soares (Autor)
    194 - 208
    DOI: https://doi.org/10.62556/67c3v876
Ver Todas as Edições