Edições anteriores

  • Cadernos para o Professor
    v. 2 n. 46 (2023)

    Em 2023, a revista Cadernos para o Professor comemora três décadas de publicação ininterrupta. É com essa alegria que a Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Subsecretaria de Articulação das Políticas Educacionais (SSAPE) e do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF), apresenta esta edição comemorativa.

    Ao longo desses 30 anos, a revista fomentou a produção científica e pedagógica relacionada à Educação Básica. Inicialmente, trouxe contribuições dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora e, com o passar dos anos, ampliou o seu espaço para autores de outras redes de ensino, universidades e acadêmicos de renome na Educação.

    Em cada edição sempre esteve presente o compromisso com a divulgação de artigos e relatos relevantes, possibilitando o debate, a troca de experiência e a discussão entre docentes e demais profissionais da educação. Ressalta-se que grande parte desses textos são resultados de pesquisas, ações formativas e projetos didáticos realizados nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

    Nessa perspectiva, esta edição comemorativa traz textos de autores e autoras convidados, assim como de professores que, a partir de suas ações docentes, trazem reflexões sobre os desafios da educação na atualidade.

    O texto de abertura traz uma entrevista com o notável e saudoso professor Murílio Hingel, realizada em 12 de dezembro de 2020. No diálogo, o qual inaugurou as entrevistas com ex-secretários da educação de Juiz de Fora, no projeto “Memórias Dispersas”, Murílio Hingel, que também exerceu os cargos de Secretário de Educação do estado de Minas Gerais e de Ministro da Educação, falou sobre vida e trabalho, história local e do Brasil, dentre outros temas de grande relevância no campo educacional.

    O primeiro artigo, “Cadernos para o professor: há 30 anos espaço de leitura e escrita na e para a formação continuada de professores”, dedica-se a contextualizar o percurso histórico da revista desde sua origem. Além disso, apresenta considerações sobre sua contribuição para a valorização do profissional da educação básica e da formação continuada, assim como para a divulgação científica.

    O artigo intitulado “O curso leitura e escrita na educação infantil está na rede: os percursos de uma política de formação de professoras” apresenta o curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) e os desdobramentos dessa importante política de formação para Secretaria de Educação de Juiz de Fora Ano XXX Nº 46 - 2023 as profissionais das creches parceiras e escolas municipais de Juiz de Fora.

    Refletindo sobre os desafios da educação para a docência com bebês, o artigo “Docência com bebês: desafios para a pedagogia” discorre sobre a abrangência e complexidade dessa temática. Apresenta reflexões sobre as práticas de cuidado e educação, sobre a relação entre a família e a escola e sobre as formações, inicial e continuada, das professoras.

    Ao abordar “Os desafios para a educação no e para o município de Juiz de Fora nas relações étnico-raciais”, a autora parte das experiências da Supervisão de Atenção à Educação na Diversidade (SE/DIAE/SAEDI) do município de Juiz de Fora - MG, propicia um breve histórico sobre a evolução da formação voltada para a temática racial na rede municipal de ensino e evidencia os esforços da rede em formar sua equipe pedagógica no sentido de promover uma educação antirracista e pluriversal.

    Em “Eu tive que viajar para vários países para chegar ao Brasil: enunciações sobre movimentos infantis e espacializações do viver”, os autores constatam que nos estudos migratórios, há um grande déficit de pesquisas sobre a inserção de crianças nos fenômenos globais de migração, tanto no Brasil quanto no mundo. Nesse contexto, o presente artigo discorre sobre as dinâmicas de chegada das crianças migrantes venezuelanas na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

    O artigo “A educação estética e seus hibridismos, aproximações possíveis entre Georg Lukács e Homi Bhabha” discute o entendimento de uma educação estética a partir do conceito de entre-lugar, mediante apontamentos conceituais que tenham por meta a educação emancipadora e, por conseguinte, o desenvolvimento humano.

    Em “Aritmética e Álgebra no primeiro ano do Ensino Fundamental: investigações matemáticas em atividades com coleções”, a autora problematiza a suposta exigência de ter que ensinar aritmética antes da álgebra, baseada na crença de que os estudantes precisam de uma maturação abstrata para compreender a álgebra. Para tanto, faz-se uma reflexão teórica fundamentada nos estudos de Lins e Gimenez (1997), que defendem a ideia de um ensino de álgebra desenvolvido juntamente com o ensino da aritmética e vice-versa. Ao perseguir esse viés teórico, o texto descreve uma atividade com investigações matemáticas em que esses dois campos estão imbricados, revelando o entrelaçamento entre uma produção matemática e uma produção de afetos.

    O artigo “Entre ‘Morosidade’ e ‘Dispêndio’: reflexões sobre o processo de instalação da Escola Normal em Juiz de Fora” é um recorte de dissertação de mestrado que aborda questões referentes à tentativa de consolidação da instituição na cidade. A partir de pesquisas em diversos arquivos foi possível refletir acerca das diferentes perspectivas dos sujeitos envolvidos nesse processo.

    “Literatura no Ensino Médio Técnico: ressignificando as práticas de leitura e de Produção Textual” tem como objetivo promover reflexões sobre a experiência de uma professora de Literatura durante a dinamização do projeto de Estágio Supervisionado em Letras. Os resultados obtidos sugerem uma contribuição expressiva com as competências de leitura e de escrita da turma, que demonstrava ter pouca familiaridade com o exercício dessas habilidades no espaço da sala de aula.

    O artigo “Representações sociais de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da avaliação em Matemática” apresenta análises referentes à compreensão e à discussão sobre o significado, o sentido e os instrumentos utilizados por um grupo de professores do município, na avaliação dos estudantes dos anos iniciais.

    Em “O encontro do passado e do presente no ensino do tema da escravidão juizforana: diálogo com professores municipais de história” busca-se compreender como professores de História de Juiz de Fora entendem e abordam a história da escravidão ocorrida na região como tema em suas atividades docentes. A partir das teorias decoloniais e pós-coloniais, buscou-se também investigar a história da escravidão, evidenciando esse fato como um crime contra a humanidade.

    Fundamentado nos estudos de cibercultura e na perspectiva histórico-cultural, o artigo “Vivências na cibercultura por adolescentes: pesquisa com estudantes da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora” parte da questão - Como os adolescentes constituem suas vivências nas tecnologias digitais? Através dessa investigação, o autor busca compreender de que modo esses sujeitos potencializam seu desenvolvimento na apropriação de instrumentos e signos culturais, em meio às redes sociotécnicas da atualidade.

    “Saberes docentes: diálogos sobre cidadania e trabalho na EJA” aborda os desafios da Educação de Jovens e Adultos e o papel dos professores na garantia das aprendizagens e na permanência dos estudantes. Nesta perspectiva, o relato apresenta o resultado de uma intervenção pedagógica junto a professores da Educação de Jovens e Adultos do Colégio Municipal São José, no município de Santo Dumont, em Minas Gerais.

    O artigo “Desafios da educação no e para o município em relação ao Ensino Colaborativo” traz reflexões pertinentes quanto ao compromisso da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora com a Educação Especial em uma perspectiva inclusiva. Além disso, o texto discorre sobre a garantia do suporte de mais um professor nas turmas de estudantes que tenham comprovada necessidade desse serviço, seguindo os preceitos estabelecidos nos documentos federais que orientam a oferta do serviço do Profissional de Apoio.

    “Práticas de leitura e linguagem escrita na Educação Infantil” discute de que forma os professores da Educação Infantil podem ampliar as experiências das crianças da pré-escola com a leitura e a linguagem escrita. As concepções que embasam este trabalho estão baseadas na teoria histórico-cultural e possibilitam compreender que a criança aprende através das interações com o outro e por meio de brincadeiras. Busca-se ampliar o olhar dos professores para esse trabalho, levando em conta que as práticas de leitura e linguagem escrita precisam fazer sentido para as crianças e estar incluídas na rotina diária dos professores.

    O relato “Tessituras de um grupo de pesquisa: possibilidades e desafios na formação em licenciatura” objetiva apresentar as contribuições do grupo de pesquisa Linguagem, Infâncias e Educação (LINFE) na formação em licenciatura em Letras – Português, refletindo sobre como as escolhas teóricas e metodológicas desse grupo vêm contribuindo com um aporte para o exercício inicial da docência.

    “Na diversidade é que construímos a igualdade: acessibilidade e deficiência visual” é um relato de experiência sobre as ações realizadas pelo Núcleo de Acessibilidade de Deficiência Visual do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Oeste-Sudeste, durante o ano letivo de 2022.

    “História das Políticas de Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora: percursos (ou transcursos) espaços-temporais”, traz o relato de uma pesquisadora que busca um resgate histórico sobre a memória da Educação Especial na Rede Municipal, com base nas narrativas dos sujeitos que gestaram as propostas.

    “Retorno presencial e a covid-19: continuidades e rupturas nas aulas de História” expõe os dados de uma pesquisa realizada em uma escola de ensino médio da cidade de Caucaia, no Ceará. A investigação buscou observar as consequências das aulas remotas na disciplina de história durante a pandemia da COVID-19, assim como o que estava subjacente ao papel das tecnologias no retorno presencial.

    Agradecemos a todos os autores e autoras por sua contribuição e esperamos que esta edição da revista possibilite a reflexão, a discussão e a troca de experiências, visando à construção de uma educação inclusiva e de qualidade.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 1 n. 45 (2023)

    Nesta edição, a Revista Cadernos para o Professor apresenta a continuidade do
    dossiê temático “Experiências e Docências: diálogos formativos”, edição 2/2022, que
    compartilhou as experiências dos profissionais do magistério ressignificadas pelas Ações
    Formativas da SE, no ano de 2021, por meio dos Diálogos Afetivos - Diálogos Inclusivos -
    Diálogos Estéticos - Diálogos sobre Infâncias - Diálogos sobre Alfabetização - Diálogos
    Metodológicos e Tecnológicos.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 2 n. 44 (2022)

    Nesta edição, a Revista Cadernos para o Professor apresenta o dossiê temático
    “Experiências e Docências: diálogos formativos”. O objetivo é compartilhar as experiências
    dos profissionais do magistério ressignificadas pelas ações formativas da Secretaria
    de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio dos Diálogos Afetivos, dos Diálogos
    Inclusivos, dos Diálogos Estéticos, dos Diálogos sobre Infâncias, dos Diálogos sobre
    Alfabetização e dos Diálogos Metodológicos e Tecnológicos.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 1 n. 43 (2022)

    A Política Pública Educacional freiriana "Anunciar: tempo de cuidar, aprender
    e transformar", implementada pela atual gestão da Secretaria de Educação, anuncia a
    publicação da primeira edição de 2022 da Revista Cadernos para o Professor.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 2 n. 42 (2021)

    O ano de 2021 foi marcado pelo centenário de nascimento do intelectual e célebre
    educador brasileiro, reconhecido internacionalmente, mestre Paulo Freire. Em
    comemoração, muitas atividades foram e estão sendo organizadas pelo país, relembrando o
    legado deixado pelo patrono da educação brasileira. Assim, juntando-se a tantos que têm a
    alegria de homenageá-lo, a Secretaria de Educação de Juiz de Fora (SE), por meio da
    Subsecretaria de Articulação das Políticas Educacionais/(SSAPE), e do Departamento de
    Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF), retoma as publicações da Revista
    Cadernos para o Professor com uma edição especial intitulada Diálogos Freireanos:
    currículo, práticas pedagógicas e formação docente.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 1 n. 41 (2021)

    É com imensa alegria que a Secretaria de Educação de Juiz de Fora (SE), por meio da
    Subsecretaria de Articulação das Políticas Educacionais (SSAPE) e do Departamento de
    Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF), apresenta a publicação da Revista
    Cadernos para o Professor, com a edição especial intitulada “Educação em tempos de
    pandemia: práticas pedagógicas”.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 2 n. 40 (2020)

    Caros leitores da Revista Cadernos para o Professor, estamos findando
    2020. Um ano atípico para todas as gerações desse tempo. Um ano que, na
    tentativa de conter a pandemia de covid-19, trouxe o distanciamento social e com ele
    a interrupção das atividades e ensino presenciais da Educação Infantil à Pós-
    graduação, em todo o país.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 1 n. 39 (2020)

    Apesar do momento que vivemos, desde que a Organização Mundial da Saúde
    (OMS) declarou a pandemia COVID-19, a Revista Cadernos para o Professor se
    empenhou por não interromper o seu trabalho durante esse período. Mesmo com a
    diminuição no recebimento do fluxo de trabalhos é com a certeza de continuarmos
    contribuindo para fomentar a produção científica e pedagógica relacionada à Educação
    Básica, que apresentamos o primeiro volume de 2020.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 2 n. 38 (2019)

    A Secretaria de Educação de Juiz de Fora disponibiliza a 38ª edição da
    Revista Cadernos para o Professor e nesta edição, abrimos espaço a contribuições
    diversas que portam o ensejo de produzir ciência e aprimorar o conhecimento para o
    ensino.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 1 n. 37 (2019)

    É com muito prazer que lhes apresentamos mais um exemplar da Revista
    Cadernos para o Professor na comemoração de seus 25 anos. Abordar uma
    comemoração requer tocar nas relações entre tempos: naquele que caracteriza a
    sua origem e criação e no tempo atual, aquele que faz reverberar os indícios de sua
    gênese. Isto implica em buscar referências históricas para podermos compreender
    porque e como determinadas políticas educacionais atravessam o tempo e
    promovem em nós sentimentos de gratidão para com aqueles que nos antecederam.
    Estamos falando de um passado que nos instiga pensar, no presente, sobre a
    importância de dar visibilidade para as práticas docentes de uma rede de ensino que
    cria, inova e compartilha conhecimentos, saberes e sensibilidades

  • Cadernos para o Professsor
    v. 2 n. 36 (2018)

    Com o surgimento de novos espaços e possibilidades de interação social, a partir da
    inter-relação com os computadores, internet e redes sociais, há uma necessidade de
    transformação das práticas tradicionais de ensino. Nesse contexto, a edição n°36 da Revista
    Cadernos para o Professor traz um volume temático com reflexões sobre as práticas
    pedagógicas permeadas pelas Tecnologias.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 1 n. 35 (2018)

    A edição n° 35 da Revista Cadernos para o Professor traz neste volume sete
    artigos e dois relatos de experiência, sempre com o compromisso de ser um espaço
    de diálogo constante e de reflexão.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 2 n. 34 (2017)

    O ano de 2017 se finda com a publicação da última edição anual da Revista
    Cadernos do Professor. É com satisfação que cumprimos nossa missão de socializar o
    conhecimento, para que seja revertido para a sociedade, propiciando o
    desenvolvimento, a melhoria na qualidade da educação e consequentemente na vida
    das pessoas.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 1 n. 33 (2017)

    É com satisfação que editamos mais um número da revista Cadernos para o
    Professor. Nosso propósito é tornar público artigos de professores e pesquisadores
    da área da Educação e Ensino.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 2 n. 32 (2016)

    A revista Cadernos para o Professor é uma publicação da Secretaria de
    Educação de Juiz de Fora e tem por objetivo divulgar artigos e relatos de
    experiência de professores e pesquisadores. Esta edição, especialmente, apresenta
    uma seção destinada aos textos que tratam do tema Arte e Cultura e outra seção
    com temas diversificados.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 1 n. 31 (2016)

    Está é a 31ª edição da revista Cadernos para o professor, cujo objetivo é
    divulgar experiências exitosas, desenvolvidas nas escolas municipais de Juiz de
    Fora, bem como pesquisas desenvolvidas na escola pública e na esfera acadêmica
    no âmbito da Educação Básica.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 2 n. 30 (2015)

    A Secretaria de Educação de Juiz de Fora apresenta a 30ª edição da
    Revista Cadernos para o Professor, uma publicação que pretende compartilhar
    pesquisas e experiências de autores oriundos de Programas de Pós-Graduação
    de Universidades e de professores da Rede Municipal.

  • Cadernos para o Professor - nº 29

    Cadernos para o Professsor
    v. 1 n. 29 (2014)

    É com satisfação que a Secretaria de Educação de Juiz de Fora
    disponibiliza a 29ª edição da Revista Cadernos para o Professor.
    A Revista Cadernos para o Professor é um espaço para o debate e a
    divulgação de estudos e produção científico-pedagógica desenvolvidos no
    âmbito das escolas e de outros espaços de formação acadêmica.
    Compõem esta edição quatro artigos produzidos por professores da rede
    municipal e cinco relatos de experiência que foram desenvolvidos em escolas
    de Ensino Fundamental.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 2 n. 28 (2014)

    Caro(a) leitor(a),
    Uma das mais belas recompensas de um educador é enxergar, nos olhos de
    uma criança, o despertar da curiosidade a partir das portas que se abrem a sua
    frente. Um mundo de descobertas apresenta-se ao aluno no exato momento em que
    pequenas sílabas se juntam e começam a dar sentido à maravilhosa rede do
    conhecimento.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 1 n. 27 (2014)

    Caro(a) leitor(a),
    O 27º número da revista Cadernos para o Professor, ora apresentado ao público,
    resulta do trabalho coletivo de profissionais da educação que atuam nas diversas
    áreas do conhecimento, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental. A revista
    objetiva promover um amplo diálogo com as escolas, os docentes e, ainda,
    educadores de diversas instituições de ensino, para o fortalecimento da prática
    pedagógica.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 2 n. 26 (2013)

    A formação continuada assume, na atualidade, um caráter determinante, não
    como uma atividade meramente técnica, destituída de sentido, mas como uma ex-
    periência existencial capaz de mudar o rumo dos acontecimentos de forma positiva.
    Nesse contexto, a presente edição da revista Cadernos para o Professor traz
    contribuições importantes para todos que, de alguma forma, estão envolvidos com
    a educação básica.

  • Cadernos para o Professsor
    v. 1 n. 25 (2013)

    Apresentamos a você, leitor(a), a Edição Especial da revista Cadernos para
    o Professor, primeiro número publicado pela atual administração municipal (2013-
    2016), que tem a arte como fio condutor dos trabalhos. Esta edição é uma impor-
    tante ferramenta para o desenvolvimento do tema em sala de aula e, também,
    fora dela, pois além de valorizar e incentivar a produção dos docentes, contribui
    de forma efetiva para a sua formação.