O TRABALHO COM PALAVRAS GERADORAS E LITERATURA PARA FORMAÇÃO/ALFABETIZAÇÃO NA EJA: uma experiência de parceria entre universidade e escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/sn5bwk75

Palavras-chave:

EJA, Formação, Palavras geradoras, Debates, Mudança

Resumo

O trabalho apresenta um relato de experiência realizado no ano de 2023, em uma turma multisseriada de Educação de Jovens e Adultos. A turma, caracterizada pela presença de uma professora regente para alunos das séries de primeiro ao quinto ano, possuía diferentes idades e tempos de aprendizagem. O trabalho contou, ainda, com a presença de bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto Pedagogia, da Universidade Federalde Juiz de Fora, como participantes ativos da sala de aula. A experiência narra o trabalho como livro de literatura Canção da Mudança; poema de Amanda Gormam e ilustrações de LorenLongo (Intrínseca, 2021). O relato aponta desde a seleção do livro, com auxílio dos debates surgidos no interior do PIBID, passando pelo trabalho com as palavras geradoras advindas do título e finalizando com os debates em prol das mudanças possíveis e necessárias em nossa sociedade com relação aos preconceitos de raça e gênero especialmente.

Biografia do Autor

  • Polyana Gomes de Matos, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ; Professora da Rede municipal e estadual da cidade de Juiz de Fora/MG. E-mail: polyana.matos@estudante.ufjf.br

Downloads

Publicado

04-07-2024

Edição

Seção

Relatos de experiência PIBID

Como Citar

O TRABALHO COM PALAVRAS GERADORAS E LITERATURA PARA FORMAÇÃO/ALFABETIZAÇÃO NA EJA: uma experiência de parceria entre universidade e escola. (2024). Cadernos Para O Professor, 1(47), 8. https://doi.org/10.62556/sn5bwk75