O TRABALHO COM PALAVRAS GERADORAS E LITERATURA PARA FORMAÇÃO/ALFABETIZAÇÃO NA EJA: uma experiência de parceria entre universidade e escola
DOI:
https://doi.org/10.62556/sn5bwk75Palavras-chave:
EJA, Formação, Palavras geradoras, Debates, MudançaResumo
O trabalho apresenta um relato de experiência realizado no ano de 2023, em uma turma multisseriada de Educação de Jovens e Adultos. A turma, caracterizada pela presença de uma professora regente para alunos das séries de primeiro ao quinto ano, possuía diferentes idades e tempos de aprendizagem. O trabalho contou, ainda, com a presença de bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto Pedagogia, da Universidade Federalde Juiz de Fora, como participantes ativos da sala de aula. A experiência narra o trabalho como livro de literatura Canção da Mudança; poema de Amanda Gormam e ilustrações de LorenLongo (Intrínseca, 2021). O relato aponta desde a seleção do livro, com auxílio dos debates surgidos no interior do PIBID, passando pelo trabalho com as palavras geradoras advindas do título e finalizando com os debates em prol das mudanças possíveis e necessárias em nossa sociedade com relação aos preconceitos de raça e gênero especialmente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Polyana Gomes de Matos (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.