O ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE O DIREITO À TERRA: uma experiência de ensino de língua com o PIBID no chão da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/h375a888

Palavras-chave:

Gêneros textuais., Formação docente, Ensino de leitura

Resumo

O presente texto é um relato de experiência no qual descrevemos e analisamos o estudo dos gêneros textuais a partir do projeto “Direito à terra: da literatura aos textos informativos e expositivos”, elaborado em conjunto com os alunos do PIBID-Letras e aplicado para os alunos do sexto ano de uma escola municipal de Juiz de Fora. A aplicação do projeto teve como objetivo central promover uma leitura crítica de gêneros textuais informativos e expositivos que tratavam do assunto “movimentos de luta pela terra” e de alguns desdobramentos relacionados a esses movimentos, tais como “o direito por uma alimentação saudável”. O projeto foi desenvolvido com base em alguns conceitos centrais de diferentes teorias degêneros (na perspectiva sócio-retórica e socio interacionista, mais especificamente). Neste relato, apresentaremos a descrição do projeto e de sua aplicação, bem como a contribuiçãoe a formação dadas e recebidas pelos alunos bolsistas do PIBID em todo o processo. Além disso, apresentaremos também os resultados, que sugerem que atividades norteadas pela concepção de gênero podem efetivamente contribuir para o desenvolvimento de habilidadesde leitura de texto e de mundo.

Biografia do Autor

  • ANA GABRIELA COSTA LARA MEDEIROS, Escola Municipal Fernão Dias Paes /SE

    Professora efetiva da Rede Municipal de Juiz de Fora, doutoranda em Educação pela UFJF, mestra em Letras pela UFJF.

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Publicado

04-07-2024

Edição

Seção

Relatos de experiência PIBID

Como Citar

O ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE O DIREITO À TERRA: uma experiência de ensino de língua com o PIBID no chão da escola. (2024). Cadernos Para O Professor, 1(47), 8. https://doi.org/10.62556/h375a888