JOGOS E BRINCADEIRAS COMO INSTRUMENTOS DE APOIO PARA ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.62556/3ysdjw15Palavras-chave:
Jogos, Brincadeiras, EducaçãoResumo
O objetivo deste relato de experiência é apresentar o trabalho desenvolvido pelas autoras na Oficina de Jogos e Brincadeiras como Instrumentos de Apoio para Alfabetização, realizada na Semana de Acolhimento da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora(FACED/UFJF), no início do 2º semestre de 2023. O desenvolvimento da leitura e da escritase dá através de um processo construtivo e sequenciado e deve-se levar em conta as etapas de desenvolvimento cognitivo da criança. Portanto, é necessário levar a criança a participar intensamente de seu processo de alfabetização, sendo que as brincadeiras e jogos fazem parte do universo da criança. A partir da proposta da oficina, optou-se por atividades teóricase práticas. Como resultado, surgiram trocas de experiências entre os participantes que muito contribuíram para a prática docente. Além disso, a oficina ampliou os conhecimentos sobre aludicidade em sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sandra Lia de Oliveira Neves, Francisca das Chagas Viana Vale dos Santos (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.