JOGOS E BRINCADEIRAS COMO INSTRUMENTOS DE APOIO PARA ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/3ysdjw15

Palavras-chave:

Jogos, Brincadeiras, Educação

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é apresentar o trabalho desenvolvido pelas autoras na Oficina de Jogos e Brincadeiras como Instrumentos de Apoio para Alfabetização, realizada na Semana de Acolhimento da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora(FACED/UFJF), no início do 2º semestre de 2023. O desenvolvimento da leitura e da escritase dá através de um processo construtivo e sequenciado e deve-se levar em conta as etapas de desenvolvimento cognitivo da criança. Portanto, é necessário levar a criança a participar intensamente de seu processo de alfabetização, sendo que as brincadeiras e jogos fazem parte do universo da criança. A partir da proposta da oficina, optou-se por atividades teóricase práticas. Como resultado, surgiram trocas de experiências entre os participantes que muito contribuíram para a prática docente. Além disso, a oficina ampliou os conhecimentos sobre aludicidade em sala de aula.

Biografia do Autor

  • Sandra Lia de Oliveira Neves, UFJF/Faculdade de Educação

    Graduada em Letras e Pedagogia, Psicopedagoga com Pós-graduação em Neuropsicopedagogia, Pós-graduada em Inspeção e supervisão escolar, em Literaturas de Língua Portuguesa e Mestra em Educação. Professora efetiva da rede municipal de Juiz de Fora, atuando nos Anos Iniciais, com os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. 

     

  • Francisca das Chagas Viana Vale dos Santos, UFJF/Faced

    Graduada em Letras e Pedagogia. Pós-graduada em Mídias da Educação e Mestra em Educação. 

Downloads

Publicado

04-07-2024

Edição

Seção

Relatos de experiência PIBID

Como Citar

JOGOS E BRINCADEIRAS COMO INSTRUMENTOS DE APOIO PARA ALFABETIZAÇÃO. (2024). Cadernos Para O Professor, 1(47), 9. https://doi.org/10.62556/3ysdjw15