SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESENHA CRÍTICA: valorização da pessoa idosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/0ebh4a85

Palavras-chave:

EJA idosos, Sequência didática, Resenha crítica

Resumo

Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar o trabalho com a sequência didática “Resenha crítica: valorização da pessoa idosa”, aplicada nas turmas de EJA de idosos do CEM. A partir do projeto de valorização do idoso e da denúncia do etarismo, o gênero resenha crítica é trabalhado como uma adaptação do conceito de sequência didática nos termos de Dolz e Schneuwly, (2004). Atividades culturais tais como, assistir a filmes e participar de um “café com dança” motivaram o trabalho do gênero resenha crítica, cuja seleção tem o objetivo de desenvolver a capacidade de descrever e analisar eventos e artefatos culturais, bem como melhorar o nível de letramento dos alunos da EJA de idosos a partir de atividades de leitura,escrita e análise linguística. O trabalho com a sequência “Resenha crítica: valorização dapessoa idosa” foi muito fecundo, o que se comprova com a produção final da sequência didática, a revista “CineCEM”, que traz as resenhas do vídeo “Nossas experiências: segredos de uma vida feliz em qualquer idade” assinadas pelos alunos da EJA de Idosos. Concluímos, portanto, que a sequência didática é muito eficaz para o trabalho com língua portuguesa, pois permite que leitura, escrita e análise linguística sejam compreendidas pelo aluno de forma integrada.

Biografia do Autor

  • ROBERTA GRAZIELLA TAVELA, CEM

    Vínculo institucional: PIBID. Mestre em Linguística pela UFJF e professora efetiva do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura de Juiz de Fora. E-mail: robertatavela494@gmail.com

Downloads

Publicado

04-07-2024

Edição

Seção

Relatos de experiência PIBID

Como Citar

SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESENHA CRÍTICA: valorização da pessoa idosa. (2024). Cadernos Para O Professor, 1(47), 8. https://doi.org/10.62556/0ebh4a85