PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma experiência com o tema transversal meio ambiente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/80wdc825

Palavras-chave:

Projetos Pedagógicos, Educação Infantil, Educação Ambiental

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência, realizado numa escola darede municipal de Juiz de Fora, sobre Projetos Pedagógicos na Educação Infantil, enfocando o tema transversal Meio Ambiente. Para tal, utilizamos a Proposta Curricular da rede municipal de Juiz de Fora, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a Lei nº 9.795 (que dispõe sobre a educação ambiental) como referenciais teóricos para a construção deste relato. Além disso, trazemos a trajetória realizada para desenvolvimento do Projeto Pedagógico e buscamos apresentar os resultados através de fotos e resumos das atividades realizadas pelas crianças. Para finalizar, o texto ressalta a importância da Proposta Curricular da rede municipal e a sua relevância para a valorização da criança como sujeito histórico.

Biografia do Autor

  • BARBARA ALINE REIS MANOEL

    Professora de Ensino Colaborativo na Escola Municipal Quilombo dos Palmares. Licenciada em Pedagogia (UFJF); Especialização em Matemática e Ciências para os Anos Iniciais (UFJF) e Especialização em História e Cultura Afro-brasileira (Faculdade São Luís). E-mail: babiialyne@hotmail.com; Celular: (32) 9 8863-5648.

  • REJAINE CÉLIA DOS SANTOS

    Professora regente na Escola Municipal Ipiranga. Formada em Magistério pelo Instituto Estadual de Educação; licenciada em Pedagogia (UFJF) e com Especialização em Educação Infantil (UFJF). Mestranda na UCP (Universidade Católica de Petrópolis) E-mail: rejainecsantos@gmail.com; Celular: (32) 9 8836-3028.

Downloads

Publicado

04-07-2024

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma experiência com o tema transversal meio ambiente. (2024). Cadernos Para O Professor, 1(47), 9. https://doi.org/10.62556/80wdc825