O EMPREGO DA INTERNET NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA MUNICIPAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/pgfgkh68

Palavras-chave:

LêMundo, Ensino de língua inglesa, Tecnologia educacional, Autonomia do aluno, Engajamento estudantil

Resumo

Este estudo se valeu da aplicação da proposta LêMundo no ensino de língua inglesa em escola da rede municipal de ensino da cidade de Juiz de Fora, com o objetivo de fomentar a autonomia e o engajamento dos alunos através do uso de tecnologia. O trabalho, fundamentado em teorias comunicativas e no conceito de aprendizado autônomo, avaliou o impacto do uso de celulares e internet no ensino. A metodologia incluiu um levantamento sobre o acesso à internet entre os alunos, seguido de atividades interativas que envolviam leitura, escrita, fala e audição. Dos 28 alunos participantes, 13 tinham acesso à internet, e a colaboração entre eles foi primordial para o sucesso da proposta. Os resultados mostraram que a utilização de recursos tecnológicos e a consideração dos interesses dos alunos promoveram maior engajamento e melhoria nas habilidades linguísticas. Concluiu-se, portanto, que a adoção de métodos interativos e tecnológicos é de extrema importância para um ensino de língua estrangeira mais eficaz e relevante.

Biografia do Autor

  • SAMUEL NAZARETH SOUZA

    Professor efetivo de inglês da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e do Colégio Tiradentes (PMMG). Mestrando em Educação (Formação de Professores) – Uneatlantico. Graduado em Letras/Inglês – Universidade Federal de Juiz de Fora (2007); Especialização em Estudos Literários – Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). E-mail: sns_usa@yahoo.com Telefone: (32) 991347834

Downloads

Publicado

04-07-2024

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

O EMPREGO DA INTERNET NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA MUNICIPAL. (2024). Cadernos Para O Professor, 1(47), 9. https://doi.org/10.62556/pgfgkh68