O BRINCAR E AS INTERAÇÕES NO COTIDIANO DO BERÇÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/4bw66k25

Palavras-chave:

Brincar, Interações e brincadeiras, Educação Infantil

Resumo

Este texto apresenta uma experiência desenvolvida em uma turma de Berçário II, a qual intencionou valorizar e potencializar a brincadeira e a interação entre as crianças, ao mesmo tempo em que privilegiou as experiências que emergiam no cotidiano. Para tanto, foram adotadas diferentes intervenções na sala de referência e sobre os materiais ofertados para o brincar e para a exploração. Concomitante a isso, foi planejado e proposto diferentes experiências educativas organizadas por sessões, durante o decorrer do ano. Como resultados dessa experiência, percebeu-se que as crianças realizaram novas descobertas, testagens, elaboraram hipóteses, ampliaram seu vocabulário e foram se desenvolvendo demonstrando segurança e confiança durante as variadas experiências de brincadeira e interação. A experiência realizada reafirma que a intencionalidade educativa deve ser pensada, planejada e proposta a partir das necessidades e interesses que emergem do grupo atendido, levando em consideração, sobremaneira, a indissociabilidade entre as ações de cuidar e educar.

Biografia do Autor

  • Lutiane Novakowski, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

    Doutoranda em Educação pela UFRGS; Mestre em Educação/ULBRA; Especialista em Gestão da Educação/UFRGS; Especialista em Docência na Educação Infantil/UFRGS; Licenciada em Pedagogia/ULBRA. Professora da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS), Brasil.

Downloads

Publicado

18-02-2025

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

O BRINCAR E AS INTERAÇÕES NO COTIDIANO DO BERÇÁRIO. (2025). Cadernos Para O Professor, 2(48), 137-143. https://doi.org/10.62556/4bw66k25