A MOTIVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: o papel do professor em ambientes de conhecimento apoiados por e-learning
DOI:
https://doi.org/10.62556/jxq34638Palavras-chave:
E-learning, Motivação, Aprendizagem significativaResumo
Muitos fatores influenciam quando se pretende um ensino que faça sentido para o aluno, uma questão importante é pensar que as pessoas para aprender devem estar motivadas, precisam querer aprender, já que a aprendizagem demanda uma ação que necessita ser consciente e engajadora, seja em espaços presenciais ou virtuais de ensino. Nesse sentido, na atuação docente, a motivação se sobressai quando se pretende envolver os alunos no contexto de aprendizagem em ambientes de e-learning no intuito de evitar a aprendizagem mecânica. O objetivo deste trabalho é discutir sobre as estratégias que o professor pode adotar para estimular uma aprendizagem motivadora em ambientes de aprendizagem eletrônica, em um cenário que considere o conhecimento prévio do aluno para a aprendizagem ser significativa. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica cujo instrumento de pesquisa foi a revisão de literatura. Chegou-se a conclusão que a motivação atua de modo considerável na interação do aluno com o conteúdo, facilitando a aprendizagem significativa, pois o estudante de ambientes de aprendizagem e-learning é impactado positivamente quando o educador compreende que fazer o aprendiz se envolver com o tema é um procedimento que não deve ser ignorado em um projeto de ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Me. Vander A. Castro, Waldyr Carvalho Sobreira Júnior, Tahieny Kelly de Carvalho (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.