A MOTIVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: o papel do professor em ambientes de conhecimento apoiados por e-learning

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/jxq34638

Palavras-chave:

E-learning, Motivação, Aprendizagem significativa

Resumo

Muitos fatores influenciam quando se pretende um ensino que faça sentido para o aluno, uma questão importante é pensar que as pessoas para aprender devem estar motivadas, precisam querer aprender, já que a aprendizagem demanda uma ação que necessita ser consciente e engajadora, seja em espaços presenciais ou virtuais de ensino. Nesse sentido, na atuação docente, a motivação se sobressai quando se pretende envolver os alunos no contexto de aprendizagem em ambientes de e-learning no intuito de evitar a aprendizagem mecânica. O objetivo deste trabalho é discutir sobre as estratégias que o professor pode adotar para  estimular uma aprendizagem motivadora em ambientes de aprendizagem eletrônica, em um cenário que considere o conhecimento prévio do aluno para a aprendizagem ser significativa. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica cujo instrumento de pesquisa foi a revisão de literatura. Chegou-se a conclusão que a motivação atua de modo considerável na interação do aluno com o conteúdo, facilitando a aprendizagem significativa, pois o estudante de ambientes de aprendizagem e-learning é impactado positivamente quando o educador compreende que fazer o aprendiz se envolver com o tema é um procedimento que não deve ser ignorado em um projeto de ensino.

Biografia do Autor

  • Me. Vander A. Castro, Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora

    Secretaria de Educação. Juiz de Fora, Minas Gerais (MG), Brasil. Doutorando em Ciências de la Educacion pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS PY); Mestre em Comunicação, Linguagens e  Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA); Mestre em Science in Emergent Technologies in Education pela MUST University (USA). 

  • Waldyr Carvalho Sobreira Júnior, Secretaria Estadual de Educação. Juiz de Fora, Minas Gerais (MG), Brasil.

    Secretaria Estadual de Educação. Juiz de Fora, Minas Gerais (MG), Brasil. 

  • Tahieny Kelly de Carvalho, Secretaria Estadual de Educação. Goianá, Minas Gerais (MG), Brasil.

    Secretaria Estadual de Educação. Goianá, Minas Gerais (MG), Brasil. 

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

A MOTIVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: o papel do professor em ambientes de conhecimento apoiados por e-learning. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 165-177. https://doi.org/10.62556/jxq34638