ENTURMAÇÃO: UM TRABALHO QUE DÁ CERTO!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/1wp9wh83

Palavras-chave:

Alfabetização, Enturmação, Sequência Didática, Ditado Conceitual

Resumo

Este relato tem como objetivo descrever o trabalho realizado nas turmas do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade após a pandemia, apontando o caminho percorrido pelas professoras para que os alunos atingissem a hipótese de escrita esperada ao final do 2º Ano. Neste trajeto, utilizaram a metodologia das sequências didáticas, a avaliação constante, através dos ditados conceituais e a busca por estratégias que colaborassem para o desenvolvimento dos alunos das turmas acompanhadas neste estudo. Os resultados foram apresentados em gráficos e tabelas para melhor percepção e visualização por parte dos familiares e demais interessados no trabalho realizado na enturmação. Este trabalho busca promover a participação efetiva do aluno, possibilitando ao mesmo desenvolver-se cognitivamente, já que prioriza a hipótese de escrita em que o aluno se encontra proporcionando atividades adequadas à sua realidade, o que lhe certifica confiança e interesse pelo processo de leitura e escrita.

Biografia do Autor

  • Maria Hilda Teixeira, Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade/PJF

    Professora na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes.

  • Thaisy Carvalho de Oliveira , Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade.

    Professora na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

ENTURMAÇÃO: UM TRABALHO QUE DÁ CERTO!. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 238-258. https://doi.org/10.62556/1wp9wh83