ENTURMAÇÃO: UM TRABALHO QUE DÁ CERTO!
DOI:
https://doi.org/10.62556/1wp9wh83Palavras-chave:
Alfabetização, Enturmação, Sequência Didática, Ditado ConceitualResumo
Este relato tem como objetivo descrever o trabalho realizado nas turmas do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade após a pandemia, apontando o caminho percorrido pelas professoras para que os alunos atingissem a hipótese de escrita esperada ao final do 2º Ano. Neste trajeto, utilizaram a metodologia das sequências didáticas, a avaliação constante, através dos ditados conceituais e a busca por estratégias que colaborassem para o desenvolvimento dos alunos das turmas acompanhadas neste estudo. Os resultados foram apresentados em gráficos e tabelas para melhor percepção e visualização por parte dos familiares e demais interessados no trabalho realizado na enturmação. Este trabalho busca promover a participação efetiva do aluno, possibilitando ao mesmo desenvolver-se cognitivamente, já que prioriza a hipótese de escrita em que o aluno se encontra proporcionando atividades adequadas à sua realidade, o que lhe certifica confiança e interesse pelo processo de leitura e escrita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Hilda Teixeira, Thaisy Carvalho de Oliveira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.