A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um relato do PIBID UFJF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/vwwn4e59

Palavras-chave:

Geografia, Cartografia, Mapas temáticos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências da aplicação de uma oficina de localização e orientação geográfica aos alunos do 9° ano da Escola Municipal União da Betânia (EMUB), durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Geografia, realizado entre os anos de 2022 e 2024, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para que um  estudante consiga compreender uma espacialidade a partir de uma linguagem cartográfica, é primordial a mobilização de conceitos cartográficos, dessa forma, a oficina “Mapas temáticos” buscou desenvolver junto aos estudantes noções básicas de cartografia, como localização, orientação, distância, proporção, escala e simbologia. Os resultados indicam que trabalhar com o estudante o seu lugar de vivência a partir da linguagem cartográfica possibilita uma visão mais holística dos fatos geográficos, das dinâmicas físicas e sociais do espaço. O PIBID, subprojeto Geografia na EMUB, contribuiu para a realização de práticas que reconheciam o protagonismo do estudante no processo de ensino e aprendizagem, tal fato despertou o interesse nas aulas de Geografia. Ademais, defendemos que é por meio da práxis que se constrói a formação inicial do licenciando, sua autonomia e crítica em relação à docência.

Biografia do Autor

  • Patrícia Assis da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2021). Possui graduação (2015) e mestrado (2017) em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ.  Atua na formação de professores e desenvolve pesquisa em Ensino de Geografia, com ênfase no desenvolvimento do raciocínio geográfico e na intepretação de situações geográficas. É vice-coordenadora do Grupo de Estudos em Ensino e Pesquisa em Geografia - GEPEGEO. 

  • Gilmar Vianella

    Professor de Geografia na Educação Básica, no município de Juiz de Fora. 

Downloads

Publicado

04-07-2024

Edição

Seção

Relatos de experiência PIBID

Como Citar

A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um relato do PIBID UFJF. (2024). Cadernos Para O Professor, 1(47), 7. https://doi.org/10.62556/vwwn4e59