A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um relato do PIBID UFJF
DOI:
https://doi.org/10.62556/vwwn4e59Keywords:
Geografia, Cartografia, Mapas temáticosAbstract
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências da aplicação de uma oficina de localização e orientação geográfica aos alunos do 9° ano da Escola Municipal União da Betânia (EMUB), durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Geografia, realizado entre os anos de 2022 e 2024, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para que um estudante consiga compreender uma espacialidade a partir de uma linguagem cartográfica, é primordial a mobilização de conceitos cartográficos, dessa forma, a oficina “Mapas temáticos” buscou desenvolver junto aos estudantes noções básicas de cartografia, como localização, orientação, distância, proporção, escala e simbologia. Os resultados indicam que trabalhar com o estudante o seu lugar de vivência a partir da linguagem cartográfica possibilita uma visão mais holística dos fatos geográficos, das dinâmicas físicas e sociais do espaço. O PIBID, subprojeto Geografia na EMUB, contribuiu para a realização de práticas que reconheciam o protagonismo do estudante no processo de ensino e aprendizagem, tal fato despertou o interesse nas aulas de Geografia. Ademais, defendemos que é por meio da práxis que se constrói a formação inicial do licenciando, sua autonomia e crítica em relação à docência.
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Copyright (c) 2024 Patrícia Assis da Silva Ribeiro, Gilmar Vianella (Autor)
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