INCLUSÃO E VIVÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma leitura entre a EJA e a UFJF nas mãos do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.62556/az76n191Palavras-chave:
EJA, Alfabetização, Letramento, Diversidade, InclusãoResumo
O trabalho apresenta um relato de experiência realizado em outubro de 2023 em uma turmada EJA na E. M. Professor Oswaldo Velloso, em parceria com a UFJF e o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). A experiência vivenciada se deu a partir do trabalho de sequência didática baseada no livro Bicos Quebrados, de Nathaniel Lachenmeyer. Utilizamos a obra como catalisador para refletir sobre o tema da deficiência e dos desafios enfrentados pelas pessoas com a mesma vivência em um mundo que não apresenta uma perspectiva inclusiva. Ao trazermos para o contexto da sala de aula, o olhar atento do educador é o ponto de partida para uma mediação que disponibilizará uma interação mais harmoniosa e produtiva em relação aos diversos campos de atuação e habilidades propostas. Este olhar também deverá considerar a valorização e utilização dos conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural, e digital para entender e explicar a realidade, com o intuito de continuar aprendendo e colaborando para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ELIANE RABELLO CORREA DIONISIO, ANA LUISA DE ABREU MEDEIROS COMPASSO, CECÍLIA LORENZI ALMEIDA, MARINÊS RODRIGUES TOLEDO (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.