INCLUSÃO E VIVÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma leitura entre a EJA e a UFJF nas mãos do PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/az76n191

Palavras-chave:

EJA, Alfabetização, Letramento, Diversidade, Inclusão

Resumo

O trabalho apresenta um relato de experiência realizado em outubro de 2023 em uma turmada EJA na E. M. Professor Oswaldo Velloso, em parceria com a UFJF e o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). A experiência vivenciada se deu a partir do trabalho de sequência didática baseada no livro Bicos Quebrados, de Nathaniel Lachenmeyer. Utilizamos a obra como catalisador para refletir sobre o tema da deficiência e dos desafios enfrentados pelas pessoas com a mesma vivência em um mundo que não apresenta uma perspectiva inclusiva. Ao trazermos para o contexto da sala de aula, o olhar atento do educador é o ponto de partida para uma mediação que disponibilizará uma interação mais harmoniosa e produtiva em relação aos diversos campos de atuação e habilidades propostas. Este olhar também deverá considerar a valorização e utilização dos conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural, e digital para entender e explicar a realidade, com o intuito de continuar aprendendo e colaborando para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Biografia do Autor

  • ELIANE RABELLO CORREA DIONISIO, Prefeitura de Juiz de Fora

    Rede Municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais (MG), Brasil. Mestre em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e Professora de Educação Básica.

  • ANA LUISA DE ABREU MEDEIROS COMPASSO

    Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (MG), Brasil. Estudante do 5° período de Pedagogia e bolsista do PIBID 2022/2024.

  • CECÍLIA LORENZI ALMEIDA

    Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (MG), Brasil. Estudante do 9º período de Pedagogia e bolsista do PIBID 2022/2024.

  • MARINÊS RODRIGUES TOLEDO

    Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (MG), Brasil. Estudante do 6° período de Pedagogia e bolsista do PIBID 2022/2024.

Downloads

Publicado

04-07-2024

Edição

Seção

Relatos de experiência PIBID

Como Citar

INCLUSÃO E VIVÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma leitura entre a EJA e a UFJF nas mãos do PIBID. (2024). Cadernos Para O Professor, 1(47), 8. https://doi.org/10.62556/az76n191