INCLUSÃO E VIVÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma leitura entre a EJA e a UFJF nas mãos do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.62556/az76n191Keywords:
EJA, Alfabetização, Letramento, Diversidade, InclusãoAbstract
O trabalho apresenta um relato de experiência realizado em outubro de 2023 em uma turmada EJA na E. M. Professor Oswaldo Velloso, em parceria com a UFJF e o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). A experiência vivenciada se deu a partir do trabalho de sequência didática baseada no livro Bicos Quebrados, de Nathaniel Lachenmeyer. Utilizamos a obra como catalisador para refletir sobre o tema da deficiência e dos desafios enfrentados pelas pessoas com a mesma vivência em um mundo que não apresenta uma perspectiva inclusiva. Ao trazermos para o contexto da sala de aula, o olhar atento do educador é o ponto de partida para uma mediação que disponibilizará uma interação mais harmoniosa e produtiva em relação aos diversos campos de atuação e habilidades propostas. Este olhar também deverá considerar a valorização e utilização dos conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural, e digital para entender e explicar a realidade, com o intuito de continuar aprendendo e colaborando para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 ELIANE RABELLO CORREA DIONISIO, ANA LUISA DE ABREU MEDEIROS COMPASSO, CECÍLIA LORENZI ALMEIDA, MARINÊS RODRIGUES TOLEDO (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.