INCLUSÃO E VIVÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma leitura entre a EJA e a UFJF nas mãos do PIBID

Authors

DOI:

https://doi.org/10.62556/az76n191

Keywords:

EJA, Alfabetização, Letramento, Diversidade, Inclusão

Abstract

O trabalho apresenta um relato de experiência realizado em outubro de 2023 em uma turmada EJA na E. M. Professor Oswaldo Velloso, em parceria com a UFJF e o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). A experiência vivenciada se deu a partir do trabalho de sequência didática baseada no livro Bicos Quebrados, de Nathaniel Lachenmeyer. Utilizamos a obra como catalisador para refletir sobre o tema da deficiência e dos desafios enfrentados pelas pessoas com a mesma vivência em um mundo que não apresenta uma perspectiva inclusiva. Ao trazermos para o contexto da sala de aula, o olhar atento do educador é o ponto de partida para uma mediação que disponibilizará uma interação mais harmoniosa e produtiva em relação aos diversos campos de atuação e habilidades propostas. Este olhar também deverá considerar a valorização e utilização dos conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural, e digital para entender e explicar a realidade, com o intuito de continuar aprendendo e colaborando para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Author Biographies

  • ELIANE DIONISIO, Prefeitura de Juiz de Fora

    Rede Municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais (MG), Brasil. Mestre em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e Professora de Educação Básica.

  • ANA LUISA COMPASSO

    Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (MG), Brasil. Estudante do 5° período de Pedagogia e bolsista do PIBID 2022/2024.

  • CECÍLIA ALMEIDA

    Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (MG), Brasil. Estudante do 9º período de Pedagogia e bolsista do PIBID 2022/2024.

  • MARINÊS TOLEDO

    Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (MG), Brasil. Estudante do 6° período de Pedagogia e bolsista do PIBID 2022/2024.

Published

2024-07-04

Issue

Section

Relatos de experiência PIBID

How to Cite

INCLUSÃO E VIVÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma leitura entre a EJA e a UFJF nas mãos do PIBID. (2024). Cadernos Para O Professor, 1(47), 8. https://doi.org/10.62556/az76n191