INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA FILOSOFIA: um relato de experiência do PIBID de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2023-2024)
DOI:
https://doi.org/10.62556/4dsw1c62Palavras-chave:
Filosofia, História, Interdisciplinaridade, Novo Ensino MédioResumo
Neste relato será apresentada a experiência dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuantes na Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek, com destaque à execução do projeto “Interdisciplinaridade no Ensino de Filosofia”, estruturado pelo professor supervisor efetivo na referida escola entre os anos de 2023 e 2024. O projeto, avaliado positivamente pelos alunos e pelos próprios realizadores, proporcionou aos bolsistas experiências de execução de aula em diferentes contextos, adequação de material e preparação de Plano de Aula, mas também a percepção da eficácia da interdisciplinaridade entre a Filosofia e a História na potencialização do aproveitamento das aulas por parte dos alunos e do seu processo reflexivo. A proposta também seguiu de perto as diretrizes do Novo Ensino Médio, que priorizam o saber interdisciplinar e a vinculação do conhecimento teóricoàs demandas e particularidades da sociedade contemporânea.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Reuler Moreira Nascimento (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.