INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA FILOSOFIA: um relato de experiência do PIBID de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2023-2024)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.62556/4dsw1c62

Palabras clave:

Filosofia, História, Interdisciplinaridade, Novo Ensino Médio

Resumen

Neste relato será apresentada a experiência dos bolsistas do Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuantes na Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek, com destaque à execução do projeto “Interdisciplinaridade no Ensino de Filosofia”, estruturado pelo professor supervisor efetivo na referida escola entre os anos de 2023 e 2024. O projeto, avaliado positivamente pelos alunos e pelos próprios realizadores, proporcionou aos bolsistas experiências de execução de aula em diferentes contextos, adequação de material e preparação de Plano de Aula, mas também a percepção da eficácia da interdisciplinaridade entre a Filosofia e a História na potencialização do aproveitamento das aulas por parte dos alunos e do seu processo reflexivo. A proposta também seguiu de perto as diretrizes do Novo Ensino Médio, que priorizam o saber interdisciplinar e a vinculação do conhecimento teóricoàs demandas e particularidades da sociedade contemporânea.

Biografía del autor/a

  • Reuler Moreira Nascimento, Secretaria Estadual de Educação

    Licenciado em Filosofia pela Universidade UniAcademia, especialista em Teoria Psicanalítica pela mesma instituição e bacharel em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como docente efetivo na rede estadual de Minas Gerais desde 2018, mas atualmente se encontra no cargo de Diretor da Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek em Juiz de Fora/MG. 

Publicado

2024-07-04

Número

Sección

Relatos de experiência PIBID

Cómo citar

INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA FILOSOFIA: um relato de experiência do PIBID de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2023-2024). (2024). Cadernos Para O Professor, 1(47), 7. https://doi.org/10.62556/4dsw1c62