JUDÔ EDUCATIVO E VITALIZAÇÃO SEMÂNTICA: experiências de seminário lúdico e luta historiada
DOI:
https://doi.org/10.62556/wdcd6m72Palavras-chave:
Seminário lúdico, Luta historiada, Vitalização semântica, Judô educativoResumo
As atividades lúdicas e criativas incorporadas na modalidade do judô escolar, por se tratar de âmbito educativo por excelência, podem ampliar o sentido das experiências de lutas das crianças judokas. O objetivo deste estudo é demonstrar como é possível proporcionar vivências no ensino da modalidade de judô que ampliem o horizonte semântico de seus praticantes. A partir do referencial ontológico da motricidade na infância, como desdobramento teórico da ontologia regional da motricidade vital, desenvolvemos as metodologias de seminário lúdico, de lutas lúdicas e historiadas. Conclui-se que tais experiências são fortes aliados didáticos na adequação da luta de judô às culturas da infância, sobretudo nos aspectos da imaginação, da criatividade e da ludicidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 SÉRGIO OLIVEIRA DOS SANTOS, HELDER MEDINA (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.