JUDÔ EDUCATIVO E VITALIZAÇÃO SEMÂNTICA: experiências de seminário lúdico e luta historiada

Authors

DOI:

https://doi.org/10.62556/wdcd6m72

Keywords:

Seminário lúdico, Luta historiada, Vitalização semântica, Judô educativo

Abstract

As atividades lúdicas e criativas incorporadas na modalidade do judô escolar, por se tratar de âmbito educativo por excelência, podem ampliar o sentido das experiências de lutas das crianças judokas. O objetivo deste estudo é demonstrar como é possível proporcionar vivências no ensino da modalidade de judô que ampliem o horizonte semântico de seus praticantes. A partir do referencial ontológico da motricidade na infância, como desdobramento teórico da ontologia regional da motricidade vital, desenvolvemos as metodologias de seminário lúdico, de lutas lúdicas e historiadas. Conclui-se que tais experiências são fortes aliados didáticos na adequação da luta de judô às culturas da infância, sobretudo nos aspectos da imaginação, da criatividade e da ludicidade.

Author Biographies

  • SÉRGIO OLIVEIRA DOS SANTOS SANTOS

    Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Graduação em Educação Física (FEC – ABC) com especialização em Psicopedagogia (UMESP). Membro do Núcleo de Formação de Judô de SCS. Membro do CoMoVi – Coletivo de Motricidade Vital. Membro do CEMOrOc – Centro de Estudos Medievais Oriente – Ocidente – EDF/FEU/USP. Professor titular do curso de formação de professores de judô escolar de SCS. E-mail: sergiosantos@scseduca.com.br. Telefone: (11) 991978157

  • HELDER MEDINA MEDINA

    Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul. Mestre em Educação pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Graduação em Educação Física (USCS) com especialização em Educação Física Escolar (FEFISA). Membro do Núcleo de Formação de Judô de SCS. Professor convidado do curso de formação de professores de judô escolar de SCS. E-mail: heldermedina@scseduca.com.br. Telefone: (11) 949700004

Published

2024-07-04

How to Cite

JUDÔ EDUCATIVO E VITALIZAÇÃO SEMÂNTICA: experiências de seminário lúdico e luta historiada. (2024). Cadernos Para O Professor, 1(47), 14. https://doi.org/10.62556/wdcd6m72