SABERES DOCENTES: DIÁLOGO SOBRE CIDADANIA E TRABALHO NA EJA
DOI:
https://doi.org/10.62556/x00nj865Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Formação, Saberes docentes, Trabalho, CidadaniaResumo
A Educação de Jovens e Adultos ainda se configura como um desafio para os sistemas de ensino e os professores têm um papel fundamental na garantia das aprendizagens, permanência dos alunos, bem como na busca por uma formação integral, tendo em vista as necessidades de grande parte destes alunos de integrar estudos e trabalho. Nesta perspectiva, este artigo apresenta o resultado da realização de uma intervenção pedagógica junto a professores da Educação de Jovens e Adultos do Colégio Municipal São José, no município de Santo Dumont, em Minas Gerais. A atividade é oriunda do reconhecimento de que a formação continuada de professores deve ser algo perene e a
valorização dos saberes dos estudantes da EJA deve atravessar todo trabalho desenvolvido. Sendo assim, foi realizada uma intervenção com vistas à reflexão sobre a importância da articulação de práticas educativas e trabalho. Como metodologia, utilizou-se de Roda de Conversas, por se configurar como um instrumento eficaz para a partilha de conhecimento entre os docentes. A experiência possibilitou perceber que os professores da EJA são comprometidos com uma prática educativa transformadora, consideram importante a compreensão do trabalho como princípio educativo na Educação de Jovens e Adultos, com base numa junção entre escola e trabalho que combine com uma formação integral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) -1 Denise Beatriz Andrade Fernandes de Mendonça, Franciane Rabelo dos Santos, Rita de Cássia Petronilho Barbosa, Vanda Cristina Araújo Guimarães (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.