SABERES DOCENTES: DIÁLOGO SOBRE CIDADANIA E TRABALHO NA EJA

Autores

  • Denise Beatriz Andrade Fernandes de Mendonça Autor
  • Franciane Rabelo dos Santos Autor
  • Rita de Cássia Petronilho Barbosa Autor
  • Vanda Cristina Araújo Guimarães Autor

DOI:

https://doi.org/10.62556/x00nj865

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Formação, Saberes docentes, Trabalho, Cidadania

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos ainda se configura como um desafio para os sistemas de ensino e os professores têm um papel fundamental na garantia das aprendizagens, permanência dos alunos, bem como na busca por uma formação integral, tendo em vista as necessidades de grande parte destes alunos de integrar estudos e trabalho. Nesta perspectiva, este artigo apresenta o resultado da realização de uma intervenção pedagógica junto a professores da Educação de Jovens e Adultos do Colégio Municipal São José, no município de Santo Dumont, em Minas Gerais. A atividade é oriunda do reconhecimento de que a formação continuada de professores deve ser algo perene e a
valorização dos saberes dos estudantes da EJA deve atravessar todo trabalho desenvolvido. Sendo assim, foi realizada uma intervenção com vistas à reflexão sobre a importância da articulação de práticas educativas e trabalho. Como metodologia, utilizou-se de Roda de Conversas, por se configurar como um instrumento eficaz para a partilha de conhecimento entre os docentes. A experiência possibilitou perceber que os professores da EJA são comprometidos com uma prática educativa transformadora, consideram importante a  compreensão do trabalho como princípio educativo na Educação de Jovens e Adultos, com base numa junção entre escola e trabalho que combine com uma formação integral.

Biografia do Autor

  • Denise Beatriz Andrade Fernandes de Mendonça

    Professora e gestora da rede municipal de Santo Dummont. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT campus Rio Pomba.
    ID Lattes: 2040499591455849

  • Franciane Rabelo dos Santos

    Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica - IF Sudeste. Supervisora Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação, atuando na Secretaria Especial de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
    ID Lattes: 9388311716777536

  • Rita de Cássia Petronilho Barbosa

    Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica - IF Sudeste. Professora do Município de Juiz de Fora, atuando na Secretaria Especial de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
    ID Lattes: 1968257675834245

  • Vanda Cristina Araújo Guimarães

    Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica - IF Sudeste. Professora do Município de Juiz de Fora, atuando na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
    ID Lattes: 1217624445594877

Downloads

Publicado

24-01-2024

Como Citar

SABERES DOCENTES: DIÁLOGO SOBRE CIDADANIA E TRABALHO NA EJA. (2024). Cadernos Para O Professor, 2(46), 9. https://doi.org/10.62556/x00nj865