DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO E PARA O MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA EM RELAÇÃO AO ENSINO COLABORATIVO

Autores

  • Maria Aparecida Nascimento Autor
  • Raquel Xavier Grazzinoli Autor

DOI:

https://doi.org/10.62556/nj507177

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Ensino Colaborativo, Profissional de Apoio

Resumo

O presente artigo tem o intuito de trazer para o diálogo reflexões pertinentes quanto ao compromisso da rede municipal de ensino de Juiz de Fora com a Educação Especial em uma perspectiva inclusiva e a garantia do suporte de mais um professor nas turmas de estudantes que tenham comprovada necessidade desse serviço, seguindo os preceitos estabelecidos nos documentos federais que orientam a oferta do serviço do Profissional de Apoio, como a Nota Técnica 19/2010, a Lei nº 12.764/2012 (popularmente conhecida como Lei Berenice Piana), a Nota Técnica 24/2013 e a Lei nº 13.146/2015 (LBI). Importante destacar que a proposta de mais um professor nas turmas é uma iniciativa de vanguarda dessa rede de ensino, gestada como mais uma possibilidade de garantir inclusão, oportunidades de vivências significativas para o público da Educação Especial e melhoria na qualidade de ensino. Porém, devido ao fato de não ser uma política nacional (ou municipal), possibilita interpretações imprecisas, distanciando-se de seu objetivo, legitimando, dessa forma, práticas excludentes e territórios outros. O texto busca apresentar as muitas nuances implicadas no diálogo sobre esse tema.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Nascimento

    Atua na docência e gestão da Educação Básica da rede municipal de ensino de Juiz de Fora, na modalidade Educação Especial.

  • Raquel Xavier Grazzinoli

    Doutoranda em Educação pela UFJF - pesquisa com ênfase em Políticas Públicas e História da
    Educação Especial no Brasil e no município de Juiz de Fora; Mestra em Educação Inclusiva -
    UNESP; Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE); Especialização em Transtorno do Espectro Autista (TEA); Graduação em Pedagogia (UFJF). Atua na docência e gestão da Educação Básica da rede municipal de ensino de Juiz de Fora, na modalidade Educação Especial. É membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (Grupegi). Pesquisa Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Ensino Colaborativo, Desenvolvimento Humano e Teoria Histórico Cultural.

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Publicado

24-01-2024

Como Citar

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO E PARA O MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA EM RELAÇÃO AO ENSINO COLABORATIVO. (2024). Cadernos Para O Professor, 2(46), 18. https://doi.org/10.62556/nj507177