CADERNOS PARA O PROFESSOR: HÁ 30 ANOS ESPAÇO DE LEITURA E ESCRITA NA E PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/jt7avg27

Palavras-chave:

Revista, Formação continuada, Relato de experiência, Cadernos para o Professor

Resumo

Este texto versa sobre a revista Cadernos para o Professor, uma publicação da Secretaria de Educação de Juiz de Fora/MG. A revista representa a consolidação de uma política e de um pensamento pedagógico que se mantém há 30 anos. São objetivos deste artigo apresentar a história da revista desde a sua gênese; refletir sobre a proposta de ser um
meio de formação continuada pela leitura e escrita e apresentar um levantamento dos gêneros textuais artigo e relato de experiências, principais gêneros publicados na revista ao longo dos últimos 10 anos. Metodologicamente, essa pesquisa se constitui como básica e qualitativa. O texto está dividido em três partes. Na primeira parte, apresenta-se um breve histórico de como se construiu a revista e a sua proposta. A segunda parte trata do contexto de práxis, tendo o gênero relato de experiência como um critério de qualidade neste espaço que, ao longo de dez anos, auxiliou na divulgação do conhecimento. O periódico Cadernos para o Professor é utilizado como ferramenta para a formação continuada de professores por meio da leitura e da escrita. A terceira parte apresenta as considerações sobre a revista como veículo que contribui para a formação continuada e para a divulgação científica.

Biografia do Autor

  • Maria Olinda Venancio

    Mestre em Letras (Literatura) pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2011). Especialização em Direito Público pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006) e graduação em Direito pelo Instituto Vianna Júnior (2000). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1994) e graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1988). Professora de Português na Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora e técnica na Supervisão de Formação Continuada dos Profissionais da Educação da Secretaria de Educação de Juiz de Fora.

  • Queila Adriana de Alcântara

    Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2001), com pesquisa na Análise do Discurso. Especialista em Letras - Língua Portuguesa pela Faculdade Integrada Simonse do Rio de Janeiro(1998). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992) e Bacharelado em Tradução, ênfase em Francês, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996). Atua na Rede Municipal de Juiz de Fora, professora de Língua Portuguesa (desde 1995). Em 2009, inicia sua atuação na Secretaria de Educação/Juiz de Fora, na Supervisão de Avaliação e Monitoramento. Atualmente, atua como técnica na Supervisão de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, pelo Departamento de Planejamento Pedagógico e Formação. Foi professora formadora de língua portuguesa e coordenadora local do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e atuou como docente no Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento: Diferentes Linguagens e sua Aprendizagem, na Faculdade Metodista Granbery.

Downloads

Publicado

24-01-2024

Como Citar

CADERNOS PARA O PROFESSOR: HÁ 30 ANOS ESPAÇO DE LEITURA E ESCRITA NA E PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. (2024). Cadernos Para O Professor, 2(46), 15. https://doi.org/10.62556/jt7avg27