O CURSO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTÁ NA REDE: OS PERCURSOS DE UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/n8jtg639

Palavras-chave:

Formação de Professoras, Educação Infanti, Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir uma política de formação de professoras da rede municipal de Juiz de Fora com a oferta do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) no ano de 2023. Inicialmente, aborda a Educação Infantil como campo já consolidado em relação às pesquisas e legislações, que caminham no sentido de garantir uma infância com direitos consensuados e estabelecidos. Em seguida, trata das especificidades da formação de professoras na primeira etapa da Educação Básica e apresenta o curso Leitura e Escrita na Educação Infantil e os desdobramentos da política de formação para as profissionais das creches parceiras e escolas municipais de Juiz de Fora. Nas
considerações finais, são tecidos apontamentos acerca da experiência de implementação dessa política de formação de professoras, demonstrando a importância do investimento nesse campo, que deve implicar uma articulação dos processos de formação, em estreito diálogo com as práticas e com as instituições de educação e suas profissionais. A discussão
realizada aponta que o investimento na política de formação de professoras traz elementos fundamentais para a melhoria da qualidade das práticas pedagógicas na Educação Infantil.

Biografia do Autor

  • Víviam Carvalho de Araújo

    Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora. Gerente do Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Juiz de Fora

Downloads

Publicado

24-01-2024

Como Citar

O CURSO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTÁ NA REDE: OS PERCURSOS DE UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS. (2024). Cadernos Para O Professor, 2(46), 18. https://doi.org/10.62556/n8jtg639