DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NO E PARA O MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/rvg63233

Palavras-chave:

Relações Étnico-Raciais, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Formação continuada antirracista

Resumo

Este artigo tem como objetivo traçar um breve percurso relacionado à educação para as relações étnico-raciais no município de Juiz de Fora, abordando os desafios e possibilidades a partir das experiências da Supervisão de Atenção à Educação na Diversidade (SE/DIAE/SAEDI), no contexto do curso de formação continuada "Roda que Roda - Educar para as Relações Étnico-Raciais," que atualmente está em sua décima turma. Inicialmente, fornecemos um breve histórico sobre a evolução da formação voltada para a temática racial na rede municipal. Em seguida, apresentamos a metodologia aplicada no curso de formação continuada e destacamos análises preliminares sobre os desafios enfrentados e as oportunidades que surgiram em relação a práticas formativas antirracistas. Com este artigo, nosso objetivo é evidenciar os esforços da rede municipal de educação em formar sua equipe pedagógica no sentido de promover uma educação antirracista e pluriversal.

Biografia do Autor

  • Jussara Alves Da Silva

    Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Educação para as Relações Étnico-Raciais (UFJF) e aperfeiçoamento em Relações Raciais (UFF). Graduada em Pedagogia (UFJF).

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Publicado

24-01-2024

Como Citar

DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NO E PARA O MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. (2024). Cadernos Para O Professor, 2(46), 18. https://doi.org/10.62556/rvg63233