ARITMÉTICA E ÁLGEBRA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS EM ATIVIDADE COM COLEÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.62556/qf3c3z34Palavras-chave:
Docente, Ensino, AprendizagemResumo
O presente artigo tem como objetivo problematizar a suposta exigência de ter que ensinar aritmética antes da álgebra, baseada na crença de que os estudantes precisam de uma maturação abstrata para compreender a álgebra. Para tanto, faz-se uma reflexão teórica fundamentada nos estudos de Lins e Gimenez (1997), que defende a ideia de um ensino de álgebra desenvolvido juntamente com o ensino da aritmética e vice-versa. Ao perseguir esse viés teórico, o texto descreve uma atividade com investigações matemáticas em que esses dois campos estão imbricados. A aula acontece em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública municipal de Juiz de Fora, a partir da criação e da utilização de uma caixa de coleções. Com efeito, uma produção matemática e uma produção de afetos entrelaçam-se. No entre dessas produções, alunos e alunas constituem conexões aos dois campos matemáticos e inventam suas aprendizagens a respeito da construção do sentido numérico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) -1 Marta Elaine de Oliveira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.