REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.62556/8n933h11Palavras-chave:
concepções dos professores sobre avaliação, avaliação em Matemática, representações sociaisResumo
Este artigo objetiva apresentar análises sobre as representações sociais de docentes atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da avaliação em Matemática, com a finalidade de compreender e discutir o significado, o sentido e os instrumentos utilizados pelos professores para avaliação dos estudantes. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o questionário e a pesquisa bibliográfica. Os referenciais teóricos-metodológicos envolveram: a Teoria das Representações Sociais embasada por Moscovici, Jodelet e Greimas para organização e análise dos dados obtidos; e as concepções de Luckesi (2006, 2011) e Hoffmann (2005, 2009, 2014) quanto à avaliação educacional. A avaliação escolar é um processo complexo que envolve e reflete as formas de pensar e ver dos docentes em relação à aprendizagem dos estudantes. As respostas às questões sobre o significado de avaliar, o para que se avalia e sobre quais os instrumentos utilizados pelos professores na avaliação da disciplina Matemática, permitem constatar as significações e as representações do grupo pesquisado. Assim sendo, foi possível concluir que, quanto ao significado de avaliar, ao objetivo, e ao uso de diversos instrumentos e técnicas de avaliação, as representações sociais dos professores pesquisados apontam para o significado de: verificação do que foi aprendido ou não pelo estudante; diagnóstico, no sentido de investigação das dificuldades e do processo de raciocínio do estudante; acompanhamento da aprendizagem, da turma ou mesmo do estudante individualmente; orientação da prática docente, para reestruturar ações de planejamento e adequar o trabalho às necessidades dos educandos. Quanto aos instrumentos utilizados para avaliação, evidenciou-se a presença significativa do uso de provas, testes, exercícios de fixação e atividades escritas. Contudo, verificou-se também, uma diversidade de instrumentos, como jogos, conversas, participação oral, observação, entre outros, o que sinaliza um deslocamento de sentido, que transita da avaliação final e classificatória do aprendido, para a avaliação que ocorre no rocesso educativo e que envolve o compromisso de professores e de estudantes com o enfrentamento das dificuldades e dos avanços na aprendizagem.
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