ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR OU HOSPITALAR: a experiência do município de Juiz de Fora/ MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/1b0vmt33

Palavras-chave:

Atendimento pedagógico domiciliar, Inclusão, Juiz de Fora

Resumo

O atendimento pedagógico domiciliar ou hospitalar caracteriza-se pela impossibilidade do estudante frequentar presencialmente o ambiente escolar por determinada enfermidade, conforme CID declarado por médico. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo apresentar o atendimento pedagógico domiciliar ou hospitalar na rede municipal de Juiz de Fora/MG, a partir dos dados levantados nos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024.  As perspectivas teóricas de Paulo Freire (1996), Antônio Nóvoa (2019) e as legislações brasileiras embasam a discussão do presente artigo. É possível constatar que no decorrer dessa trajetória, a qual realizamos um recorte (2021 a 2024),  houve um aumento significativo dos estudantes atendidos na modalidade do atendimento pedagógico domiciliar  no município. É notório o quanto a rede municipal de Juiz de Fora avançou na garantia dos direitos dos estudantes que necessitam  do atendimento pedagógico domiciliar, entretanto há um caminho longo a ser percorrido. A articulação entre diferentes órgãos e instituições  para que a modalidade  seja  garantida e realizada com qualidade ao estudante ainda é um desafio.

Biografia do Autor

  • Tamires Alvim, Prefeitura de Juiz de Fora

    Professora efetiva da Rede Municipal de Juiz de Fora. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (2021). Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Metodista Granbery/ MG (2020). Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Cândido Mendes/RJ. (2017) Graduada em Pedagogia pela Faculdade Metodista Granbery/MG (2016). Integrante do Grupo de Pesquisa e extensão: Linguagens, Infâncias, Cultura e Desenvolvimento Humano - LICEDH - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

  • Bianca Lauro, Prefeitura de Juiz de Fora

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Atualmente cursa Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora . É servidora efetiva na Prefeitura de Juiz de Fora atuando como Supervisora II de Atenção à Educação na Diversidade, do Departamento de Inclusão e Atenção ao Educando, da Subsecretaria de Articulação das Políticas Educacionais da Secretaria de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, diversidade, creches e inclusão. 

Downloads

Publicado

18-02-2025

Como Citar

ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR OU HOSPITALAR: a experiência do município de Juiz de Fora/ MG. (2025). Cadernos Para O Professor, 2(48), 64-78. https://doi.org/10.62556/1b0vmt33