O MENINO QUE COLECIONAVA LUGARES: memórias e pertencimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/zvf8yd79

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Memória, Educação Infanti, LEEI, Escola Municipal Maria José Villela

Resumo

O projeto desenvolvido na E. M. Maria José Villela, com foco no "Direito à Convivência Comunitária" (2023), encontrou na obra literária O Menino que Colecionava Lugares, de Jader Janer, um rico ponto de partida para despertar o interesse dos alunos do 1º período por sua comunidade e pela preservação de memórias. Este projeto foi desenvolvido na escola com a participação da professora e da coordenadora pedagógica, ambas integrantes do projeto de extensão do LEEI. A narrativa sensível de Janer, que aborda a temática da memória e do pertencimento, serviu como fio condutor para reflexões sobre a importância de valorizar os espaços e as relações que os constituem. Por meio de rodas de conversa, atividades de expressão artística e criação de uma caixa coletiva de recordações, as crianças foram convidadas a compartilhar suas próprias experiências e a construir narrativas pessoais, entrelaçando suas vivências com as do protagonista do livro. Os resultados evidenciaram o potencial da literatura infantil como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento integral, estimulando a curiosidade, a criatividade e o senso de comunidade. A experiência demonstrou que, ao explorar o "Direito à Convivência Comunitária" de forma lúdica e significativa, a partir da obra de Jader Janer, é possível fortalecer o vínculo das crianças com seu entorno e fomentar a construção de identidades plurais e narrativas pessoais, essenciais para a formação de cidadãos críticos e participativos.

 

Biografia do Autor

  • Ana Paula Lenz e Silva, Escola Municipal Maria José Villela

    Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), Bacharel em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1993), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e Especialista em Coordenação do trabalho Pedagógico pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015). Aprovada em concurso público, atua como Coordenadora Pedagógica em escola pública de rede municipal de ensino de Juiz de Fora há mais de quinze anos. Em 2014 e 2015 foi formadora de estudos do Pacto Nacional pela Alfbetização na Idade Certa (pacto/pnaic) da Faculdade de Educação / UFJF/MEC. Tem experiência na área de Educação Superior e Ensino Fundamental, com ênfase na em coordenação e gestão de grupos, formação de professores, infâncias, literatura e linguagens.

  • Bianca Genevain Dalpra Bolpato, Escola Municipal Maria José Villela

    Mestranda em Educação pela PPGE/UNESA. Possui Graduação em Pedagogia - Centro Universitário Academia - UniAcademia (2007), Especialização em Alfabetização e Letramento (FINOM); Desenvolvimento Humano: Interfaces Práticas em Educação eSaúde (UFJF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Educação Infantil. Atualmente atua como Professora da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. 

Downloads

Publicado

18-02-2025

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA - RELATOS DE PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Como Citar

O MENINO QUE COLECIONAVA LUGARES: memórias e pertencimento. (2025). Cadernos Para O Professor, 2(48), 174-183. https://doi.org/10.62556/zvf8yd79