HISTÓRIAS QUE CRUZAM FRONTEIRAS E CONECTAM CORAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/3ykqeb58

Palavras-chave:

Educação Intercultural, Identidade, Pertencimento, Literatura Infantil

Resumo

O projeto “Histórias que cruzam fronteiras e conectam corações” foi desenvolvido ao longo do ano de 2024 na Escola Municipal Professora Eunice Alves Vieira, em celebração aos seus 20 anos. Teve como objetivo geral promover o diálogo sobre identidade, pertencimento e diversidade cultural, valorizando as trajetórias dos alunos e suas famílias, com atenção especial às crianças imigrantes venezuelanas. O marco teórico apoiou-se em autores como Bakhtin, Libâneo, Candau e Fleuri, que destacam a linguagem, a interculturalidade e o papel da escola como espaço de formação integral. A experiência pedagógica foi mediada pela literatura infantil e incluiu rodas de conversa, leitura de obras como Travessias e A menina que abraçava o vento.  Os principais resultados alcançados foram o fortalecimento de vínculos, o estímulo à empatia e à escuta ativa, além do desenvolvimento de competências socioemocionais e de expressão oral e escrita, consolidando a escola como espaço de acolhimento e valorização da diversidade.

Biografia do Autor

  • Miriã Teixeira Vieira, Escola Municipal Professora Eunice Alves Vieira

    Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/JF (2008), especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFSJ (2017) e especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letras pela UNIOPT (2023). Atuou como docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Machado Sobrinho entre 2007 e 2022, e como coordenadora pedagógica na Rede de Ensino Apogeu em 2023. Atualmente, é professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora. Tem experiência nas áreas de Artes e Literatura Infantil. Integra, atualmente, a Oficina de Alfabetização "Alfabetize", promovida pela UFJF, e participa do grupo de estudos da Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Edição

Seção

Seção temática : Alfabetização

Como Citar

HISTÓRIAS QUE CRUZAM FRONTEIRAS E CONECTAM CORAÇÕES. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 267-277. https://doi.org/10.62556/3ykqeb58