HISTÓRIAS QUE CRUZAM FRONTEIRAS E CONECTAM CORAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.62556/3ykqeb58Palabras clave:
Educação Intercultural, Identidade, Pertencimento, Literatura InfantilResumen
O projeto “Histórias que cruzam fronteiras e conectam corações” foi desenvolvido ao longo do ano de 2024 na Escola Municipal Professora Eunice Alves Vieira, em celebração aos seus 20 anos. Teve como objetivo geral promover o diálogo sobre identidade, pertencimento e diversidade cultural, valorizando as trajetórias dos alunos e suas famílias, com atenção especial às crianças imigrantes venezuelanas. O marco teórico apoiou-se em autores como Bakhtin, Libâneo, Candau e Fleuri, que destacam a linguagem, a interculturalidade e o papel da escola como espaço de formação integral. A experiência pedagógica foi mediada pela literatura infantil e incluiu rodas de conversa, leitura de obras como Travessias e A menina que abraçava o vento. Os principais resultados alcançados foram o fortalecimento de vínculos, o estímulo à empatia e à escuta ativa, além do desenvolvimento de competências socioemocionais e de expressão oral e escrita, consolidando a escola como espaço de acolhimento e valorização da diversidade.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Miriã Teixeira Vieira (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.