EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA PRÁTICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/q1n2jw89

Palavras-chave:

Identidade racial, Cultura africana, Representatividade, Diversidade, Educação antirracista

Resumo

RESUMO

O presente relato tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica desenvolvida com uma turma do quarto ano do ensino fundamental, em uma escola pública municipal situada na zona Norte de Juiz de Fora, Minas Gerais. A proposta teve como eixo estruturante a valorização da identidade negra e o enfrentamento ao racismo na infância, a partir de discussões estéticas relacionadas ao cabelo crespo. Tendo como ponto de partida o livro Meu crespo é de rainha, de bell hooks, as atividades promoveram um mergulho simbólico no continente africano e nas heranças culturais afro-brasileiras. O trabalho envolveu vivências interdisciplinares, como rodas de conversa, leituras, análise de imagens, confecção de adereços, preparo de pratos típicos, experiências artísticas e práticas culturais, como o trançar dos cabelos. A culminância do projeto se deu com a realização de um desfile temático intitulado “Africanidades”, momento em que as crianças puderam socializar os saberes construídos, reafirmando sua autoestima e o respeito à diversidade étnico-racial. A experiência foi fundamentada em autores que discutem a representatividade e a equidade racial no contexto escolar. Constatou-se que práticas pedagógicas ancoradas na vivência, no afeto e no reconhecimento cultural são potentes ferramentas na construção de aprendizagens significativas e no fortalecimento do sentimento de pertencimento das crianças à sua história e identidade.

Biografia do Autor

  • Kamilla Coelho, Escola Municipal Álvaro Lins

    Professora da Rede Municipal de Juiz de Fora, pós-graduada em Educação Especial.

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Publicado

30-06-2025

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA PRÁTICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 306-313. https://doi.org/10.62556/q1n2jw89