A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma abordagem no gênero textual relato histórico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.62556/0bxqcc44

Keywords:

Linguagem audiovisual, Linguística aplicada, Gênero textual, Multimodalidade

Abstract

Este estudo investiga a integração da linguagem audiovisual no ensino de Língua Portuguesa, especificamente no gênero textual relato histórico. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram analisados vídeos produzidos por alunos do 7º ano do ensino fundamental, narrando a história de objetos cotidianos. A pesquisa examinou o impacto dessa atividade no desenvolvimento das habilidades linguísticas dos discentes, a utilização do gênero textual relato histórico, os recursos audiovisuais empregados e os diferentes modos de representação presentes nos vídeos. O estudo visa promover uma compreensão mais profunda da influência da linguagem audiovisual no ensino de Língua Portuguesa e inspirar práticas pedagógicas inovadoras. O projeto "Você Sabia?" demonstrou ser um recurso eficaz para o desenvolvimento de competências essenciais, promovendo uma educação linguística mais inclusiva e democrática através da interdisciplinaridade, colaboração entre estudantes e integração da linguagem audiovisual no processo educacional.

Author Biography

  • Michelle Lynn Marques Miguel, UFJF

    Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, MG, Brasil. Especialista em Educação a Distância e Mídias na Educação. Graduada em Letras e Pedagogia. Professora da educação básica e pesquisadora de gêneros textuais, nos (multi)letramentos e na linguística aplicada, explorando, especialmente, o uso das mídias e da linguagem audiovisual como recursos pedagógicos no ensino da Língua Portuguesa. Possui interesse particular na literacia midiática e na ética da comunicação, buscando promover uma reflexão crítica sobre o papel das mídias na sociedade contemporânea. E-mail: milynn.mm@gmail.com, contato (32) 988469609

Published

2024-07-04

How to Cite

A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma abordagem no gênero textual relato histórico. (2024). Cadernos Para O Professor, 1(47), 16. https://doi.org/10.62556/0bxqcc44