DO DIAGNÓSTICO À INTERVENÇÃO: PRÁTICAS DE ESCRITA COM FOCO NAS REGULARIDADES ORTOGRÁFICAS DO “R”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.62556/80h0jj58

Keywords:

Sistema de escrita alfabética., Consolidação da alfabetização. , Ortografia , Intervenção pedagógica.

Abstract

O presente artigo, fruto de uma pesquisa de mestrado, insere-se no campo da apropriação do sistema de escrita alfabética e ortográfica. Considerando que a alfabetização é um processo evolutivo, torna-se essencial promover a consolidação das habilidades de escrita conforme as normas ortográficas vigentes. O estudo parte da constatação de que muitos alunos apresentam dificuldades no uso correto dessas regras, refletidas em erros frequentes em suas produções escritas. O objetivo central foi identificar as principais dificuldades ortográficas e sua relação com a apropriação do sistema de escrita, por meio de atividades aplicadas a crianças do 5º ano do ensino fundamental. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa, que combinou revisão bibliográfica sobre escrita alfabética e ortográfica, com uma pesquisa participante, em que foram aplicadas atividades diagnósticas para mapear e categorizar os erros. A partir desses dados, fundamentados nos estudos de Morais (2012) e Soares (2022), foram elaboradas e implementadas intervenções pedagógicas focadas nas regularidades contextuais da ortografia, especialmente em relação à grafia do fonema /r/. Os resultados indicaram que um número significativo de crianças apresentou dificuldades nas regularidades contextuais. As intervenções realizadas promoveram uma redução nos erros ortográficos, evidenciando avanços na apropriação do sistema de escrita ortográfica e, consequentemente, na consolidação da alfabetização. Dessa forma, o estudo ressalta a importância de intervenções pedagógicas sistematizadas, que estimulem a reflexão e a autonomia dos alunos no domínio da escrita ortográfica.

 

Author Biographies

  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras

    Universidade Federal de Lavras, Lavras, Minas Gerais (MG), Brasil. Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona. Doutora em Educação. Professora do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DEP) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (PPGE-UFLA). Bolsista Produtividade FAPEMIG-CNPq.  

  • Luciane Vasconcelos Rodrigues, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais

    Professora da Rede Estadual de Educação de Cajuru. Cajuru, Minas Gerais (MG), Brasil. Mestra em Educação, Universidade Federal de Lavras.

Published

2025-06-30

Issue

Section

Seção temática : Alfabetização

How to Cite

DO DIAGNÓSTICO À INTERVENÇÃO: PRÁTICAS DE ESCRITA COM FOCO NAS REGULARIDADES ORTOGRÁFICAS DO “R”. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 26-42. https://doi.org/10.62556/80h0jj58