A MÚSICA COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE NÃO ORALIZADO COM TEA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.62556/h1mat250Keywords:
Alfabetização, Música, Educação Inclusiva, Consciência Fonológica, AutismoAbstract
Este relato apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida com um estudante da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e não oralizado, matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental I em
uma escola pública de Juiz de Fora/MG. A intervenção foi estruturada a partir da observação comportamental do aluno e da identificação de seu interesse por músicas infantis, utilizadas como instrumento de mediação no processo de alfabetização. A proposta teve como foco principal o desenvolvimento da consciência fonológica, da construção de frases e da autonomia no uso da linguagem escrita. A experiência revelou o potencial transformador da música como ferramenta pedagógica no contexto da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
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Copyright (c) 2025 Sabrina Henrique Moreira Zancanelli, Chrystiane Pinheiro Barreiros (Autor)

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