A MÚSICA COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE NÃO ORALIZADO COM TEA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.62556/h1mat250

Keywords:

Alfabetização, Música, Educação Inclusiva, Consciência Fonológica, Autismo

Abstract

Este relato apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida com um estudante da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e não oralizado, matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental I em
uma escola pública de Juiz de Fora/MG. A intervenção foi estruturada a partir da observação comportamental do aluno e da identificação de seu interesse por músicas infantis, utilizadas como instrumento de mediação no processo de alfabetização. A proposta teve como foco principal o desenvolvimento da consciência fonológica, da construção de frases e da autonomia no uso da linguagem escrita. A experiência revelou o potencial transformador da música como ferramenta pedagógica no contexto da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Author Biographies

  • SABRINA HENRIQUE MOREIRA ZANCANELLI, PJF

    Mestranda em Ciências da Educação pela FICS (Facultad Interamericana de Ciencias Sociales), Especialista em Gestão Educacional FEAP (Fundação Educacional Além Paraíba), Licenciada em Normal superior (FEAP), Professora da Rede Municipal de Juiz de Fora-MG.

  • Chrystiane Pinheiro Barreiros, PJF

    Mestranda em Ciências da Educação pela FICS (Facultad Interamericana de Ciencias Sociales), Especialista em Alfabetização e Linguagem (UFJF) e Educação Especial (Faculdade única) e Licenciada em Pedagogia (UFJF),  Professora da Rede Municipal de Juiz de Fora-MG.

Published

2025-06-30

Issue

Section

Relatos de experiência

How to Cite

A MÚSICA COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE NÃO ORALIZADO COM TEA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 259-266. https://doi.org/10.62556/h1mat250