ATIVIDADES ESCOLARES EM CASA: UMA EXPERIÊNCIA DE PROTAGONISMO DO ESTUDANTE ALIADO À PARTICIPAÇÃO FAMILIAR.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.62556/41de9e57

Palabras clave:

Dever de casa, Protagonismo estudantil, Participação familiar

Resumen

O estudo constitui-se em um relato de experiência acerca de uma atividade escolar da disciplina de Ciências da Natureza, realizada por estudantes do Ensino Fundamental em suas casas. Após preparação prévia em sala de aula, os estudantes foram incentivados a ensinar um tema escolhido para membros de suas famílias, visando promover seu protagonismo no aprendizado e aumentar o envolvimento familiar na educação escolar. A fundamentação teórica utilizada ressalta tanto a necessidade de maior colaboração familiar quanto o potencial positivo das tarefas domiciliares para a aprendizagem. Utilizou-se uma metodologia cuidadosamente planejada, com preparação prévia dos estudantes e o feedback dos responsáveis sobre a atividade. Os resultados indicaram uma inédita participação total dos estudantes, percepção espontânea de protagonismo estudantil pelos responsáveis e melhoria nos resultados de avaliações subsequentes, além da mitigação de desafios comuns nas atividades escolares que envolvem a participação familiar. Essa abordagem sugere novas possibilidades para fortalecer o interesse e aprendizado dos estudantes, ressaltando a importância de estudos futuros para validar as conclusões.

Biografía del autor/a

  • Márcia Fernandes Pinheiro Hara, Colégio de Aplicação João XXIII / UFJF

    Professora do Colégio de Aplicação João XXIII – Universidade Federal de Juiz de Fora – MG.

Publicado

2024-07-04

Número

Sección

Relatos de experiência PIBID

Cómo citar

ATIVIDADES ESCOLARES EM CASA: UMA EXPERIÊNCIA DE PROTAGONISMO DO ESTUDANTE ALIADO À PARTICIPAÇÃO FAMILIAR. (2024). Cadernos Para O Professor, 1(47), 8. https://doi.org/10.62556/41de9e57