A EXPRESSÃO ARTÍSTICA COMO CAMINHO PARA ESCRITA COLETIVA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DO 2º ANO NA 1ª FLAB*

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.62556/9kxaew74

Palabras clave:

Escrita coletiva., Literatura., Formação leitora.

Resumen

 Inspirados na leitura do livro Obax, através da sensível narrativa que se inicia nas paisagens da savana africana, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, realizaram uma pintura que traduz a beleza e a imaginação despertadas pela história do autor André Neves. As crianças criaram coletivamente um texto apresentando a história e convidando a comunidade escolar para visitar as pinturas feitas por elas, que seriam expostas na 1ª Feira Literária da Escola Municipal Áurea Bicalho. Portanto, este relato tem como objetivo apresentar o processo e o desdobramento deste trabalho interdisciplinar, evidenciando os vínculos entre literatura, arte e formação leitora. Assim, os alunos foram levados a refletir sobre a linguagem enquanto a produziam, o que contribuiu para o desenvolvimento da metalinguagem. Durante este processo, o ambiente de aprendizagem se tornou mais dinâmico, permitindo que os alunos ampliassem sua compreensão sobre o funcionamento da língua e a sua capacidade de expressar ideias com mais clareza e coerência.

Biografía del autor/a

  • Maria Diomara Da Silva, Prefeitura de Juiz de Fora

    Professora da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED/UFJF), Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras/UFJF, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Publicado

2025-06-30

Número

Sección

Seção temática : Alfabetização

Cómo citar

A EXPRESSÃO ARTÍSTICA COMO CAMINHO PARA ESCRITA COLETIVA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DO 2º ANO NA 1ª FLAB*. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 77-87. https://doi.org/10.62556/9kxaew74