GÊNERO E ESPORTE EM CONTEXTOS RURAIS: REPRODUÇÃO DE ESTERIÓTIPOS E POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.62556/ah7k9c35

Palabras clave:

Gênero, Esporte, Educação Física, Contexto Rural.

Resumen

Este artigo investiga a relação entre gênero e esporte em uma escola rural de Minas Gerais, analisando como as normas de gênero são reproduzidas e contestadas nas práticas esportivas de crianças de 6 a 10 anos. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou observação participante, grupos focais e entrevistas semiestruturadas com crianças, professores e familiares. Os dados foram analisados à luz de referenciais teóricos como Bourdieu, Butler e Connell, identificando três categorias principais: reprodução de estereótipos, influência da comunidade e resistências pontuais. Os resultados mostram que as crianças internalizam discursos como "meninas não sabem jogar bola" e "meninos não podem dançar", refletindo uma ordem de gênero que limita suas experiências corporais. No entanto, práticas pedagógicas críticas e a agência das crianças abrem caminhos para a desconstrução desses estereótipos. Conclui-se que a educação física pode ser um espaço de transformação social, desde que haja investimento em formação docente e políticas públicas que promovam a inclusão e a equidade de gênero.

Biografía del autor/a

  • JOSE EDUARDO MOREIRA DO NASCIMENTO, Universidade Federal de Lavras

    Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bacharel em Administração Pública UFLA. Licenciado em Linguagens pela FASESP

Publicado

2025-06-30

Cómo citar

GÊNERO E ESPORTE EM CONTEXTOS RURAIS: REPRODUÇÃO DE ESTERIÓTIPOS E POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 139-149. https://doi.org/10.62556/ah7k9c35