ALTERIDADES NA ESCOLA: um relato de experiência a partir do PIBID interdisciplinar de Sociologia e História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/54da4t34

Palavras-chave:

PIBID, Gênero e Sexualidade, Relato de experiência, Medição de Conflitos

Resumo

O presente relato tem como intuito apresentar as experiências vivenciadas a partir do desenvolvimento do Programa Interdisciplinar de Bolsa de Iniciação à Docência de Sociologia e História, desenvolvido entre os meses de maio de 2023 e abril de 2024 na Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek. O projeto contou com três eixos, cada um deles com um tema central: o Eixo 1 sobre a disciplina “Projeto de Vida” do Novo Ensino Médio, o Eixo 2 com o tema “Mediação de Conflitos” e o Eixo 3 com o tema “Gênero e Sexualidade”. O projeto contou com apoio de 8 bolsistas da Universidade Federal de Juiz de Fora, 4 discentes de licenciatura em Ciências Sociais e 4 discentes de licenciatura em História. Dessa forma, são descritas algumas das situações e desafios vivenciados no decorrer do desenvolvimento do projeto a partir de cada passo realizado, apresentando alguns dos resultados do projeto e, por fim, desenvolvendo uma breve reflexão sobre a importância de romper com a dinâmica recorrentemente maçante do cotidiano escolar.

Biografia do Autor

  • William Assis da Silva, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

    Doutor em Ciências Sociais e professor de Sociologia na Educação Básica.

Downloads

Publicado

04-07-2024

Edição

Seção

Relatos de experiência PIBID

Como Citar

ALTERIDADES NA ESCOLA: um relato de experiência a partir do PIBID interdisciplinar de Sociologia e História. (2024). Cadernos Para O Professor, 1(47), 7. https://doi.org/10.62556/54da4t34