ENTRE PÁGINAS E CRIAÇÕES: atravessamentos do caderno de processos criativos na formação de uma arte educadora
DOI:
https://doi.org/10.62556/h1z8w103Palabras clave:
PIBID Artes Visuais, Formação Docente, Caderno de Processos CriativosResumen
Este artigo apresenta um relato de experiência vivenciado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Artes Visuais. A partir de uma abordagem qualitativa, observacional e descritiva, discute-se como o uso do Caderno de Processos Criativos contribuiu para minha formação docente e para o ensino de Arte na Educação Básica. Fundamentado em autores como Larrosa (2002) e Heidegger (1987), o texto reflete sobre o valor formativo da experiência. Além disso, com base na A/r/tografia (Irwin, 2004; 2022), compreende-se o caderno como extensão da prática docente, artística e investigativa. A partir de Suzuki (2014) e Moreira (2008), o material é compreendido como espaço de autoria e expressão, enquanto Hernández (2000) fundamenta sua relevância como instrumento de avaliação sensível, centrado nos percursos individuais dos estudantes. Os resultados apontam o caderno como recurso artístico-pedagógico potente, por articular criação, escuta e reflexão, ampliando a compreensão da diversidade e das práticas no ensino de Artes Visuais.
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Derechos de autor 2025 ANA LUISA DE TOLEDO AMARAL (Autor)

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