PRÁTICAS DE LEITURA E LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AMPLIANDO EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.62556/ynp3w824Palavras-chave:
Educação Infantil, Leitura, Linguagem escritaResumo
O objetivo deste artigo é discutir de que forma os professores da Educação Infantil podem ampliar as experiências das crianças da pré-escola com a leitura e a linguagem escrita, tendo em vista que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. Recorremos à pesquisa bibliográfica como forma de buscar respostas para nossos questionamentos. Apresentamos as concepções que embasam este trabalho e baseados na teoria histórico-cultural compreendemos que a criança aprende através das interações com o outro e as brincadeiras. Analisamos o que as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular falam sobre o trabalho com a leitura e a linguagem escrita na Educação Infantil percebendo assim que essa etapa da educação tem deveres em relação a esse trabalho, deveres que não podem ser negligenciados uma vez que o trabalho com a leitura e a linguagem escrita é importante para um desenvolvimento integral da criança. Buscamos ampliar o olhar dos professores para esse trabalho, levando em conta que as práticas de leitura e linguagem escrita precisam fazer sentido para as crianças e estar incluídas na rotina diária dos professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) -1 Karolaine Tanini (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.