PRÁTICAS DE LEITURA E LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AMPLIANDO EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Karolaine Tanini Autor

DOI:

https://doi.org/10.62556/ynp3w824

Palavras-chave:

Educação Infantil, Leitura, Linguagem escrita

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir de que forma os professores da Educação Infantil podem ampliar as experiências das crianças da pré-escola com a leitura e a linguagem escrita, tendo em vista que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. Recorremos à pesquisa bibliográfica como forma de buscar respostas para nossos questionamentos. Apresentamos as concepções que embasam este trabalho e baseados na teoria histórico-cultural compreendemos que a criança aprende através das interações com o outro e as brincadeiras. Analisamos o que as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular falam sobre o trabalho com a leitura e a linguagem escrita na Educação Infantil percebendo assim que essa etapa da educação tem deveres em relação a esse trabalho, deveres que não podem ser negligenciados uma vez que o trabalho com a leitura e a linguagem escrita é importante para um desenvolvimento integral da criança. Buscamos ampliar o olhar dos professores para esse trabalho, levando em conta que as práticas de leitura e linguagem escrita precisam fazer sentido para as crianças e estar incluídas na rotina diária dos professores.

Biografia do Autor

  • Karolaine Tanini

    Professora contratada da rede municipal atuando na Escola Municipal Ipiranga.Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI

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Publicado

24-01-2024

Como Citar

PRÁTICAS DE LEITURA E LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AMPLIANDO EXPERIÊNCIAS. (2024). Cadernos Para O Professor, 2(46), 14. https://doi.org/10.62556/ynp3w824