FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA/NA INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO REALIZADO A PARTIRDE UM ESTÁGIO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/6ace3x93

Resumo

Pensar a inclusão é um desafio dos tempos atuais, diante de tamanha
diversidade que compõe a escola. É importante que possamos ter em mente que este espaço do saber é complexo e tensionado. Tensão esta criada pela diferença entre saberes, culturas, línguas e conhecimentos. Incluir é transformar, é diversificar, é tornar o mundo acessível a todos de acordo com as suas especificidades e isso é uma prática que deve ser corriqueira, mesmo com esses tensionamentos e para “enfrentar” esse cenário se faz mister uma formação capaz de compreender esses meandros para que possamos oferecer o melhor para todos os alunos.

Biografia do Autor

  • Gabriel Pigozzo Tanus Cherp Martins

    Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFJF, Licenciado em
    Geografia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) - (2007), Pedagogo (UNINTER /2023) - Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - (2016), Especialista em Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e LIBRAS (UNISEB) - (2014) e Especialista em Tradução, Interpretação e Docência em LIBRAS (UNINTESE) - (2017). Tem experiência na área de educação, com ênfase em Geografia e na educação de surdos, atuando principalmente no ensino de LIBRAS e de Formação de tradutores e Intérpretes de Libras / Língua Portuguesa. Atualmente é Tradutor Intérprete de Libras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

  • Mônica Caetano Vieira

    Possui graduação em Pedagogia (1989), especialização em Psicopedagogia (1990) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialização em Formação Docente para EAD (2022) pelo Centro Universitário Internacional UNINTER e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2011). Professora no Centro Universitário Internacional UNINTER nos cursos de Pedagogia, Psicopedagogia e Educação Especial.

    ID Lattes: 5103407927874355

Downloads

Publicado

24-01-2024

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA/NA INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO REALIZADO A PARTIRDE UM ESTÁGIO DOCENTE. (2024). Cadernos Para O Professor, 2(46), 13. https://doi.org/10.62556/6ace3x93