USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/2facqj54

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Ferramentas tecnológicas, Aplicação

Resumo

O presente trabalho visa apresentar o relato de experiência e demonstrar a aplicação pedagógica das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, através do livro o Monstro das cores. Trata-se de uma sequência didática destinada ao primeiro ano do Ensino Fundamental I, na disciplina de Língua Portuguesa, com foco nos conteúdos de Leitura e Formação de Palavras. Com base na concepção pedagógica construtivista, a proposta integrou diferentes tipos de conhecimentos: o Conhecimento do Conteúdo, o Conhecimento Pedagógico e o Conhecimento Tecnológico do Conteúdo. A sequência foi estruturada em duas aulas de 50 minutos cada, com o uso de recursos digitais como áudio, imagens, jogos e atividades interativas, promovendo a participação ativa dos alunos em ambientes síncronos e assíncronos. Os resultados evidenciaram um envolvimento significativo dos estudantes nas turmas aplicadas, demonstrando apropriação da linguagem escrita, desenvolvimento da autonomia e do protagonismo na construção do conhecimento, interação entre os pares, empatia e a linguagem emocional.

Biografia do Autor

  • Katia Eliza Oliveira Creston, Prefeitura de Juiz de Fora

    Doutorado em Ciências da Educação. Instituição: FICS. 

  • Karla Aparecida Gabriel, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora

    ra Municipal de Juiz de Fora. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG e doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS. Graduação em Pedagogia e Educação Especial com especialização em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia. Graduanda em Psicologia. Professora efetiva do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Juiz de Fora e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora/MG. 

     

  • Flaviane Felisberto dos Reis, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora

    Psicopedagoga no contexto clínico. Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS e Mestre em Diversidade e Inclusão pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Especialização em Psicomotricidade Clínica e Relacional pela Faculdade Única de Ipatinga (2023), Especialização em Práticas em Alfabetização e Letramento pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2016), Especialização em Educação Especial pela Universidade Candido Mendes (2015) e Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2011). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2010) e graduada em Educação Especial pela Universidade Santa Cecília (2020). Professora do Sistema Público Municipal de Juiz de Fora/MG, exercendo atualmente a função de professora no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Rede Municipal de Ensino. Atua como Psicopedagoga na Potencial Espaço Psicopedagógico.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Edição

Seção

Seção temática : Alfabetização

Como Citar

USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 88-95. https://doi.org/10.62556/2facqj54