USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.62556/2facqj54Keywords:
Ensino, Educação, Ferramentas tecnológicas, AplicaçãoAbstract
O presente trabalho visa apresentar o relato de experiência e demonstrar a aplicação pedagógica das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, através do livro o Monstro das cores. Trata-se de uma sequência didática destinada ao primeiro ano do Ensino Fundamental I, na disciplina de Língua Portuguesa, com foco nos conteúdos de Leitura e Formação de Palavras. Com base na concepção pedagógica construtivista, a proposta integrou diferentes tipos de conhecimentos: o Conhecimento do Conteúdo, o Conhecimento Pedagógico e o Conhecimento Tecnológico do Conteúdo. A sequência foi estruturada em duas aulas de 50 minutos cada, com o uso de recursos digitais como áudio, imagens, jogos e atividades interativas, promovendo a participação ativa dos alunos em ambientes síncronos e assíncronos. Os resultados evidenciaram um envolvimento significativo dos estudantes nas turmas aplicadas, demonstrando apropriação da linguagem escrita, desenvolvimento da autonomia e do protagonismo na construção do conhecimento, interação entre os pares, empatia e a linguagem emocional.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Katia Eliza Oliveira Creston, Karla Aparecida Gabriel, Flaviane Felisberto dos Reis (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.