USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.62556/2facqj54Palavras-chave:
Ensino, Educação, Ferramentas tecnológicas, AplicaçãoResumo
O presente trabalho visa apresentar o relato de experiência e demonstrar a aplicação pedagógica das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, através do livro o Monstro das cores. Trata-se de uma sequência didática destinada ao primeiro ano do Ensino Fundamental I, na disciplina de Língua Portuguesa, com foco nos conteúdos de Leitura e Formação de Palavras. Com base na concepção pedagógica construtivista, a proposta integrou diferentes tipos de conhecimentos: o Conhecimento do Conteúdo, o Conhecimento Pedagógico e o Conhecimento Tecnológico do Conteúdo. A sequência foi estruturada em duas aulas de 50 minutos cada, com o uso de recursos digitais como áudio, imagens, jogos e atividades interativas, promovendo a participação ativa dos alunos em ambientes síncronos e assíncronos. Os resultados evidenciaram um envolvimento significativo dos estudantes nas turmas aplicadas, demonstrando apropriação da linguagem escrita, desenvolvimento da autonomia e do protagonismo na construção do conhecimento, interação entre os pares, empatia e a linguagem emocional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Katia Eliza Oliveira Creston, Karla Aparecida Gabriel, Flaviane Felisberto dos Reis (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.